BID destaca importância do setor privado em projetos de saneamento

Published in 18/05/2022 - 22:13 By Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A diretora executiva do BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento, para o Brasil e Suriname, Marta Seiller, destacou a importância dos investimentos e parcerias do setor privado nos projetos de saneamento no país.

Seiller afirmou que o setor privado é quem de fato está transformando as políticas públicas no Brasil. Durante participação nesta quarta-feira em um painel do Congresso Mercado Global de Carbono - Descarbonização & Investimentos Verdes, que acontece no Rio de Janeiro, a diretora lembrou que o país precisa avançar nessa parceria também para a drenagem na área do saneamento.

O painel discutiu soluções para diminuir emissões de carbono no setor.  O presidente da Águas do Rio, concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário em 27 municípios fluminenses, Alexandre Bianchini, afirmou que a empresa está comprometida em zerar as emissões dentro do prazo de concessão.

Jônathas Assunção, Secretário Executivo Casa Civil, moderador do painel, afirmou que o governo brasileiro trata o saneamento como assunto estratégico, prioritário e que a transição para uma economia de baixo carbono demanda ações específicas com esforços coordenados entre os diversos ministérios. Assunção destacou que o país tem um desafio a enfrentar com o crescimento significativo nos últimos anos das emissões de gases de efeito estufa no setor de resíduos sólidos.

Edition: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
General

Cantareira (SP) vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
General

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo
Economy

Mercado de aviação cresce no Brasil, mas segue abaixo da pré-pandemia

Ao todo, 6 milhões e 400 mil passageiros voaram no mercado doméstico brasileiro em maio deste ano. O número representa 10% menos que o mês de maio de 2019, ou seja, antes da pandemia. 

Baixar arquivo
International

Portugal vai criar novo visto de trabalho a brasileiros no país

Em visita ao Rio de Janeiro, neste sábado (02), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, citou a proposta que cria um novo visto de trabalho para brasileiros.

Baixar arquivo
General

Cristo Redentor ganha iluminação especial na cor laranja

O tom escolhido para irradiar o icônico ponto turístico faz uma alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres.

Baixar arquivo
Economy

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo