Ministério da Economia prevê inflação de 7,9% para 2022

Governo justifica a revisão da inflação pelo aumento dos preços

Published in 19/05/2022 - 19:09 By Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A nova previsão do Ministério da Economia é que o ano termine com uma inflação de 7,9% medida pelo indicador oficial, o IPCA. Antes, o governo trabalhava com a estimativa de 6,5%.

A Secretaria de Política Econômica justificou que o aumento dos preços dos alimentos, dos combustíveis e dos serviços fez a equipe do governo revisar para cima a previsão do IPCA para 2022.

A meta definida pelo Conselho Monetário Nacional para 2022 é de 3,5%. Mas se ficar entre 2% e 5% é considerada cumprida. Portanto, se a inflação fechar em 7,9%, como está prevendo o Ministério da Economia, haverá o estouro da meta pelo segundo ano consecutivo.

Em relação ao crescimento da economia para este ano, o governo manteve a previsão anterior de um aumento do PIB, o Produto Interno Bruto, em 1,5%.

A expectativa permanece acima do previsto pelo mercado, que projeta um aumento do Produto Interno Bruto em 0,7% para este ano.

Apesar da diferença entre as projeções do governo e do mercado para o PIB, o ministro da Economia, Paulo Guedes, destacou que elas têm se aproximado.

Com a nova previsão de inflação feita nesta quinta-feira, o Ministério da Economia projetou ainda um novo valor para o salário mínimo para o ano que vem. Se nada mudar nos cálculos, ele vai subir R$ 98, chegando a pouco mais de R$ 1.310.

Edition: Jacson Segundo / GT Passos

Últimas notícias
Human Rights

Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói, no Rio de Janeiro

Durante o velório, um pronunciamento foi lido pela irmã do jornalista. Sian Phillips destacou os motivos que levaram Dom a ser assassinado e selou um compromisso de continuar o trabalho dele.

Baixar arquivo
Health

Navio hospitalar atenderá comunidades ribeirinhas do Pantanal

Até o dia 3 de julho, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano vai percorrer os 520 quilômetros no trecho sul do Rio Paraguai para atendimentos médicos e odontológicos.

Baixar arquivo
Education

Covid: Fiocruz reafirma importância de manter aulas presenciais

A Fundação Oswaldo Cruz enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação com doses de reforço aos trabalhadores da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
General

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo