Ministério da Economia prevê inflação de 7,9% para 2022

Governo justifica a revisão da inflação pelo aumento dos preços

Published on 19/05/2022 - 19:09 By Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A nova previsão do Ministério da Economia é que o ano termine com uma inflação de 7,9% medida pelo indicador oficial, o IPCA. Antes, o governo trabalhava com a estimativa de 6,5%.

A Secretaria de Política Econômica justificou que o aumento dos preços dos alimentos, dos combustíveis e dos serviços fez a equipe do governo revisar para cima a previsão do IPCA para 2022.

A meta definida pelo Conselho Monetário Nacional para 2022 é de 3,5%. Mas se ficar entre 2% e 5% é considerada cumprida. Portanto, se a inflação fechar em 7,9%, como está prevendo o Ministério da Economia, haverá o estouro da meta pelo segundo ano consecutivo.

Em relação ao crescimento da economia para este ano, o governo manteve a previsão anterior de um aumento do PIB, o Produto Interno Bruto, em 1,5%.

A expectativa permanece acima do previsto pelo mercado, que projeta um aumento do Produto Interno Bruto em 0,7% para este ano.

Apesar da diferença entre as projeções do governo e do mercado para o PIB, o ministro da Economia, Paulo Guedes, destacou que elas têm se aproximado.

Com a nova previsão de inflação feita nesta quinta-feira, o Ministério da Economia projetou ainda um novo valor para o salário mínimo para o ano que vem. Se nada mudar nos cálculos, ele vai subir R$ 98, chegando a pouco mais de R$ 1.310.

Edition: Jacson Segundo / GT Passos

Últimas notícias
International

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
General

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Sports

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Health

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo