Congresso debate importância do petróleo na transição energética

Published in 19/05/2022 - 20:17 By Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A redução das emissões de carbono no setor de óleo e gás foi um dos assuntos abordados nesta quinta-feira no Congresso Mercado Global de Carbono – Descarbonização & Investimentos Verdes.

A Gerente de Mudança de Clima da Petrobras, Viviana Coelho, foi a moderadora do debate. Ela lembrou que a indústria do petróleo tem papel relevante na transição energética mundial, e que o produto ainda será essencial a longo prazo.

Alinhada ao Acordo do Clima de Paris, a Petrobras afirmou estar comprometida com a redução das emissões de carbono na atividade e pretende investir U$ 2,8 bilhões no plano de redução de 2022 a 2026.  A estatal já conseguiu reduzir em quase a metade as emissões de carbono entre 2019 e 2021.

O diretor de Desenvolvimento da Produção da estatal, João Henrique Rittershaussen, alertou que o declínio natural da produção de petróleo pode levar a falta de energia no mundo.

Também há iniciativas para buscar novas fontes de energias renováveis no país. Flávio Rodrigues, vice presidente da Shell Brasil anunciou que a empresa vai montar uma planta piloto de produção de hidrogênio no Porto do Açu, no Rio de  Janeiro.

O Congresso Mercado Global de Carbono segue até esta sexta-feira com debates sobre o mercado de crédito de carbono, apresentação de estratégias e de projetos para impulsionar negócios verdes, com foco em inovação e sustentabilidade.

Edition: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Justice

Caso Henry Borel: acusada pela morte do filho, Monique volta à prisão

Ela deve permanecer, por decisão da Justiça, até que sejam apuradas as supostas ameaças que alegou ter recebido no presídio onde estava antes de ser autorizada a prisão domiciliar. 

Baixar arquivo
General

Governo faz acordo com WhatsApp para alertas de desastres naturais

O Ministério do Desenvolvimento Regional assinou um acordo de cooperação técnica nesta quarta-feira (29) com o Whatsapp para emitir alertas de desastres à população em todo o país.

Baixar arquivo
Cultura

Arte Clube: cineasta Vladimir Carvalho é tema de documentário

De acordo com Márcio de Andrade, o documentário promove um diálogo de ideias e imagens entre o cinema de Vladimir Carvalho, e o irmão dele, o fotógrafo de cinema e diretor Walter Carvalho.

Baixar arquivo
Health

Covid-19 mata duas crianças menores de 5 anos por dia no Brasil

Segundo a Fiocruz, enquanto no Mato Grosso a proporção de mortes em 2020 e 2021 ficou em 0,12 a cada mil nascidos vivos, no Sergipe a taxa sobe para 1,24: dez vezes mais.

Baixar arquivo
General

INSS detalha procedimentos para atendimento presencial

Algumas medidas são voltadas à identificação pessoal, especificando quais são os documentos oficiais a serem apresentados, bem como de algumas exceções quanto às características dos documentos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Rio de Janeiro terá 1º distrito de baixa emissão de carbono do Brasil

A criação do Distrito atende ao compromisso do município com o C40, grupo de cidades internacionais, entre elas Milão, na Itália, e Londres, na Inglaterra, comprometidas com a questão ambiental.

Baixar arquivo