Fórum Econômico Mundial: Zelensky defende mais sanções contra a Rússia

Published on 23/05/2022 - 18:26 By Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta segunda-feira que a invasão russa no país é um precedente histórico. Ele discursou no Fórum Econômico Mundial, que reúne mais de 2 mil líderes de países e especialistas até quinta-feira (26), em Davos, na Suíça.

Zelensky defendeu mais sanções contra a Rússia e uma “retirada completa do mercado russo”. O presidente ucraniano pediu aos países ajuda, o mais rápido possível, para vencer a guerra e para reconstruir o país após o conflito.

O Fórum volta a ocorrer em formato presencial, após dois anos, por causa da pandemia.

O ministro Paulo Guedes também participa do evento. Na agenda estão previstas reuniões sobre crescimento sustentável, parcerias econômicas com a Ásia, o Pacífico e a América Latina.

Segundo o Ministério da Economia, Guedes vai apresentar o Brasil como destino de investimentos, com destaque para a segurança energética e a alimentar internacional.

Nesta tarde, o ministro se encontrou com a ministra da Economia da Ucrânia. No encontro, reafirmou a condenação das hostilidades e o compromisso do Brasil com a retomada de negociações pacíficas entre o país e a Rússia.

Nesta segunda, a agenda de Paulo Guedes ainda conta com um encontro bilateral com o copresidente da gestora de investimentos General Atlantic, Martín Escobari, e um jantar do BTG.

Na edição deste ano do Fórum, o Brasil é um dos quatro países ou regiões que terão painéis de discussão exclusivos.
 

Edition: Jacson Segundo / GT Passos

Últimas notícias
Economy

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Politics

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
International

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
General

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Sports

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo