Chuvas que atingem o Nordeste devem se intensificar no fim de semana

Published in 26/05/2022 - 20:28 By Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

As fortes chuvas que atingem a região Nordeste, principalmente os estados de Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba, devem se intensificar neste final de semana. 

A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia que emitiu alerta vermelho para o leste do Nordeste, onde as chuvas podem atingir de 150 a 200 milímetros por dia entre sexta-feira e domingo

Márcia Seabra, coordenadora de Meteorologista Aplicada do Inmet, detalhou essa previsão do tempo, destacando que todo o leste de Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Maceió e até mesmo áreas do Rio Grande do Norte podem ser atingidas por chuvas e consequentes alagamentos.

Além disso, o Cenad, Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres opera em alerta máximo para ocorrências de deslizamentos, enxurradas, alagamentos e inundações. Tiago Molina, coordenador-geral do Cenad, destacou algumas medidas preventivas que podem ser tomadas, nesses casos, pela população como não sair em áreas alagadas e não enfrentar alagamentos e sempre desligar a energia elétrica e o gás.

Duas equipes do Grupo de Apoio a Desastres da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil foram enviadas para Maceió, em Alagoas, para acompanhar a situação local. Nesta sexta-feira, o ministro Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, deve visitar os estados atingidos pelas fortes chuvas para verificar o desdobramento das ações federais. 

Edition: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
General

Cantareira vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
General

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo
Economy

Mercado de aviação cresce no Brasil, mas segue abaixo da pré-pandemia

Ao todo, 6 milhões e 400 mil passageiros voaram no mercado doméstico brasileiro em maio deste ano. O número representa 10% menos que o mês de maio de 2019, ou seja, antes da pandemia. 

Baixar arquivo
International

Portugal vai criar novo visto de trabalho a brasileiros no país

Em visita ao Rio de Janeiro, neste sábado (02), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, citou a proposta que cria um novo visto de trabalho para brasileiros.

Baixar arquivo
General

Cristo Redentor ganha iluminação especial na cor laranja

O tom escolhido para irradiar o icônico ponto turístico faz uma alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres.

Baixar arquivo
Economy

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo