Alesp registra recorde em processos por quebra de decoro parlamentar

Published in 26/05/2022 - 20:56 By Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Processos por quebra de decoro parlamentar batem recorde na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Os deputados e deputadas da atual legislatura respondem por mais de 97% de todas as representações e denúncias registradas no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do estado.

De um total de 81 processos abertos desde 1999, 79 foram entre 2019 e 2022. Só esse ano foram 30 denúncias. Ou seja, 37% de todos os processos em 28 anos de existência do conselho. A mais nova representação foi protocolada nessa quinta-feira pela deputada Isa Penna, do PCdoB, contra Delegado Olim, do Progressistas.

O número de punições também bateu recorde. Desde 2019, foram cinco advertências, duas suspensões temporárias de mandato e uma cassação, a do ex-deputado Arthur do Val, do União Brasil, pelas declarações descabidas contra refugiadas de guerra da Ucrânia.

Para a presidente do Conselho de Ética, a deputada Maria Lucia Amary, do PSDB, os parlamentares estão confundindo imunidade com impunidade.

Até essa legislatura a única punição do Conselho de Ética tinha sido há 23 anos, em 1999: a cassação do mandato do então Deputado Hanna Garib, do extinto PPB, atual Progressistas. Ele foi condenado a 20 anos de prisão na justiça por ter participado de um esquema de propina na prefeitura de São Paulo, no que ficou conhecido como Máfia dos Fiscais. Garib teve o mandato cassado por quebra de decoro.

Em 2016, também foi protocolada uma denúncia contra o ex-deputado Fernando Capez, do União Brasil, e então presidente da casa, acusado de ter participado do esquema de desvio de recursos da secretaria de educação, no que ficou conhecido como máfia da merenda. Mas o processo contra Capez foi arquivado.

Edition: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Cultura

Arte Clube: A Colmeia traz suspense com imigrantes alemães

O diretor do filme, Gilson Vargas, conversa com o jornalista Jansem Campos sobre o filme e faz um convite à diversão e à reflexão.

Baixar arquivo
Economy

Restituição IRPF: Valor depositado nesta quinta passa dos R$ 6 bilhões

A Receita Federal pagou nesta quinta-feira, 23 de junho, o segundo lote de restituições do Imposto de Renda 2022 para mais de quatro milhões de contribuintes.

Baixar arquivo
Human Rights

Quiosque Moise é inaugurado no Parque Madureira, no Rio

O congolês Moïse foi morto em janeiro do ano passado durante um desentendimento no quiosque Tropicália, na praia da Barra da Tijuca, zona oeste carioca. Três homens foram presos. O corpo dele foi achado amarrado em uma escada.

Baixar arquivo
Cultura

Sarau Carioca leva história da música e da cultura negra no Rio

A programação vai acontecer sempre na última quinta-feira do mês, às 12h30, em formato de um bate-papo musicado.

Baixar arquivo
Sports

América Mineiro e Botafogo se enfrentam logo mais ás 19h

Nesta quinta-feira, às 19h no estádio Independência os dois times precisam dar uma resposta dentro de campo pela Copa do Brasil.

Baixar arquivo
Human Rights

Transexuais já podem alterar nome social direto nos cartórios

A decisão foi divulgada neste mês pela Corregedoria Nacional de Justiça. Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode requerer ao cartório de registro civil de origem, a adequação de sua certidão de nascimento ou casamento à identidade autopercebida.

Baixar arquivo