Brasil já registra 17 mil divórcios em cartórios neste ano

Published in 27/05/2022 - 18:30 By Igor Cardim* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

O Brasil registrou mais de 17 mil divórcios somente nos primeiros meses de 2022, segundo o Colégio Notarial do Brasil, que reúne mais de 9 mil tabeliões.

No ano passado, foram concluídas mais de 80 mil separações consensuais. Este é o maior número desde 2007, quando uma lei federal permitiu a formalização do divórcio diretamente em cartórios.

Com a pandemia de covid-19, o registro de separações extrajudiciais precisou ser adaptado e por isso foi criado o e-Notariado.

A diretora do Colégio Notarial do Brasil, Ana Paula Frontini, explica que o sistema online funciona em todo país.

O e-Notariado é mais rápido e pode ser mais barato que o divórcio convencional, mas para ser feito é necessário que as duas partes obtenham um certificado online, que pode ser emitido em um cartório, de maneira gratuita.

O passo a passo para emissão do certificado e para baixar a plataforma está disponível em notariado.org.br.

A presença de um advogado para acompanhar todos os procedimentos segue obrigatória.

*Com supervisão de Sheily Noleto

Edition: Sheily Noleto / GT Passos

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Brasília terá tecnologia de internet 5G ativada esta semana

Começou em todo o país a adequação de transmissão de frequências para a instalação da tecnologia 5G. Brasília será a primeira cidade a ter a nova conexão de internet rápida ativada no Brasil.

Acompanhe na reportagem de Glauco de Queiroz. 

Baixar arquivo
General

CNH já pode ser renovada online pelo Detran no estado do RJ

Após preencher os dados necessários na plataforma, o usuário precisará  apenas comparecer a um posto do órgão  para tirar uma nova foto, cadastrar as impressões digitais e, depois, retirar o novo documento.

Baixar arquivo
Sports

Bragantino recebe o Botafogo pelo Brasileirão nesta segunda às 20h

Times se enfrentam nesta segunda-feira (04) pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, na cidade de Bragança Paulista, no estádio Nabi Abi Chedid.

Baixar arquivo
Economy

Investimentos de fundos árabes no Brasil atingem US$ 20 bilhões

Informação foi passada no Fórum Econômico Brasil e Países Árabes, que acontece em São Paulo, com a presença de líderes empresariais e autoridades do Brasil e dos 22 países do bloco árabe.

Baixar arquivo
Economy

Pelo menos 20 estados anunciaram a redução do ICMS sobre combustíveis

As ações procuram atender a lei que limitou o ICMS sobre combustíveis ou a definição do Conselho Nacional de Política Fazendária de que o imposto deve ser calculado sobre a média de preços dos últimos 60 meses.
 

Baixar arquivo
General

IBGE começa convocação de aprovados para participar do Censo 2022

Devem ser contratados mais de 200 mil servidores temporários para o censo. Do total, 183 mil são recenseadores, que passarão por 4 dias de treinamento ainda em julho.

Baixar arquivo