Mais de 25 famílias recebem certidões de nascimento de filhos adotados

Published in 27/05/2022 - 17:46 By Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Mais de 25 famílias receberam, nesta sexta-feira, certidões de nascimento para oficializar a adoção de crianças e adolescentes. A entrega aconteceu na 1ª e na 2ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso do Rio de Janeiro, no centro da capital fluminense, marcando o encerramento da Semana Nacional da Adoção.

O primeiro passo para os interessados em adotar é procurar a vara da infância e juventude mais próxima da sua residência, entregar a documentação requerida e aguardar o chamado para a habilitação. Caso sejam habilitados, entram para uma fila no cadastro nacional de adoção, onde são cruzados os dados entre os perfis requeridos e o das crianças disponíveis para adoção. Depois disso, são promovidos os encontros.

O juiz responsável pelas 1ª e 2ª Varas da Infância da cidade do Rio, Sandro Spindola, falou sobre outras fases do processo de adoção:

"Esses interessados passam por um curso preparatório que trata da realidade dessas crianças: adoções tardias, de grupos de irmãos, adoções inter-raciais e as adoções de crianças com problemas de saúde ou deficiência. Após o curso, passam por avaliação psicológica e social, até a sentença do juiz que os habilita à adoção."

A doula, Helena Guinco e a analista administrativa, Ana Teresa Vieira são casadas há oito anos. Elas se habilitaram para adoção em 2018 e há nove meses adotaram a pequena Rafaela, de um ano. A menina nasceu com plagioencefalia, uma doença congênita, que causa má-formação do crânio. Ela usa um capacete para corrigir a condição, que é tratável. Helena avalia a importância dessa nova etapa na vida da família:

"Agora, aos olhos da justiça a gente tem um papel que atesta que ela é realmente a nossa filha, o que a gente já sente desde a primeira vez que a vimos."

De acordo com o Tribunal de Justiça, os dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento do Conselho Nacional de Justiça indicam que o Brasil tem atualmente 4.102 crianças disponíveis para adoção, sendo 268 delas aqui no Rio de Janeiro.

Entre elas, 152 já estão passando pelo processo de aproximação com as famílias habilitadas. As duas varas da infância da capital somam atualmente 738 processos de adoção em andamento.

Edition: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Health

Casos de síndrome respiratória crescem no país

A análise é referente ao período de 19 a 25 de junho

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Chuvas em Alagoas: 50 municípios estão em situação de emergência

Segundo a Defesa Civil alagoana, algumas rodovias seguem bloqueadas por conta dos estragos

Baixar arquivo
Cultura

Mostra Internacional Cinema Sem Diferenças será exibida em Niterói-RJ

A mostra traz filmes que envolvem pessoas com deficiência, seja na temática ou na produção. A seleção foi especialmente preparada pela curadoria do Festival Internacional de Cinema sobre Deficiências, de Lyon, no Sul da França.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Brasília terá tecnologia de internet 5G ativada esta semana

Começou em todo o país a adequação de transmissão de frequências para a instalação da tecnologia 5G. Brasília será a primeira cidade a ter a nova conexão de internet rápida ativada no Brasil.

Acompanhe na reportagem de Glauco de Queiroz. 

Baixar arquivo
General

CNH já pode ser renovada online pelo Detran no estado do RJ

Após preencher os dados necessários na plataforma, o usuário precisará  apenas comparecer a um posto do órgão  para tirar uma nova foto, cadastrar as impressões digitais e, depois, retirar o novo documento.

Baixar arquivo
Sports

Bragantino recebe o Botafogo pelo Brasileirão nesta segunda às 20h

Times se enfrentam nesta segunda-feira (04) pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, na cidade de Bragança Paulista, no estádio Nabi Abi Chedid.

Baixar arquivo