Começa o São João no Maranhão, a previsão é de 60 dias de festa

Published in 27/05/2022 - 19:07 By Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - Maranhão

Os últimos meses foram de ensaios, muito trabalho nos ateliês dos grupos de Bumba Meu Boi e outras manifestações culturais do Maranhão. Agora, com pandeirões e matracas aquecidas, chegou a hora de dar o ponta pé inicial para os mais de sessenta dias de festejos juninos que irão movimentar a economia, o turismo e principalmente o cenário cultural maranhense. 

Cláudio Sampaio, presidente do Boi Brilho da Ilha, sotaque de orquestra, um dos ritmos da manifestação folclórica, tem boas expectativas para os festejos. Ele conta que o grupo pretende fazer o melhor para engrandecer o São João do Maranhão, "é muita festa, muita alegria e muita confiança de que tudo vai dar certo".

Confiança compartilhada por Zé Inaldo, que comanda o centenário batalhão pesado, Bumba Meu Boi da Maioba com seu sotaque de matraca: "Nos sempre com muita confiança, com muita fé de que poderíamos estar reunidos novamente, como estamos. Agora em condições de vadiar o boi pra o terreiro, nos arraiás, nas avenidas e assim por diante".

Com o slogan o “Maior São João do Brasil”, serão mais de 500 atrações até o final de julho. Somente na capital, São Luís, são pelo menos vinte grandes arraias em atividade, comandados pelos governos estadual e municipal, além das centenas de shows e arraias privados que acontecem em datas específicas de domingo a domingo em todo o estado.

O primeiro deles, começa hoje à noite, a Festança do Ceprama. O arraial que acontece há dezoito anos, no histórico bairro da Madredeus, em São Luís, promete reunir mais de 17 mil pessoas no anfiteatro a céu aberto até o próximo domingo e levar uma diversidade de ritmos. 

Edition: Sâmia Mendes / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Economy

Restituição IRPF: Valor depositado nesta quinta passa dos R$ 6 bilhões

A Receita Federal pagou nesta quinta-feira, 23 de junho, o segundo lote de restituições do Imposto de Renda 2022 para mais de quatro milhões de contribuintes.

Baixar arquivo
Human Rights

Quiosque Moise é inaugurado no Parque Madureira, no Rio

O congolês Moïse foi morto em janeiro do ano passado durante um desentendimento no quiosque Tropicália, na praia da Barra da Tijuca, zona oeste carioca. Três homens foram presos. O corpo dele foi achado amarrado em uma escada.

Baixar arquivo
Cultura

Sarau Carioca leva história da música e da cultura negra no Rio

A programação vai acontecer sempre na última quinta-feira do mês, às 12h30, em formato de um bate-papo musicado.

Baixar arquivo
Sports

América Mineiro e Botafogo se enfrentam logo mais ás 19h

Nesta quinta-feira, às 19h no estádio Independência os dois times precisam dar uma resposta dentro de campo pela Copa do Brasil.

Baixar arquivo
Human Rights

Transexuais já podem alterar nome social direto nos cartórios

A decisão foi divulgada neste mês pela Corregedoria Nacional de Justiça. Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode requerer ao cartório de registro civil de origem, a adequação de sua certidão de nascimento ou casamento à identidade autopercebida.

Baixar arquivo
General

Conselho Federal de Medicina Veterinária regulariza telemedicina

A resolução detalha padrões técnicos e tecnológicos que serão adotados para realizar a prática.

Baixar arquivo