Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

Published in 25/06/2022 - 18:25 By Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

As multas ambientais estão salvando a vida de animais silvestres. Desde 2020, os Cetas (Centros de Triagem de Animais Silvestres), ligados ao Ibama, receberam mais de R$ 2 milhões em insumos, adquiridos pelos próprios infratores.

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Isso porque, pelo Programa de Conversão de Multas Ambientais, realizado pelo Nucam (Núcleo de Conciliação Ambiental), uma infração  pode ser substituída por serviços ambientais executados diretamente pelo autuado.

Entre os resultados, está o aumento do número de animais devolvidos à natureza, e também a redução na taxa de mortes desses animais, que caiu de 18% em 2020 para 12% até maio deste ano.

Os Cetas são estruturas do Ibama responsáveis pelo manejo de fauna silvestre com a finalidade de receber, identificar, recuperar, reabilitar e destinar os animais resgatados ou entregues voluntariamente.

Edition: Bianca Paiva/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Justice

Rosa Weber é eleita para a presidência do Supremo Tribunal Federal

A posse está marcada para 12 de setembro, quando o ministro Luiz Fux, atual presidente, completará mandato de 2 anos e deixará o comando da Corte.

Baixar arquivo
Justice

Justiça nega pedido de anulação da cassação do mandato de Dr. Jairinho

A Justiça do Rio negou nesta quarta-feira o mandado de segurança ajuizado pelo ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho, e manteve a decisão da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Economy

Quase metade dos brasileiros fazem bicos para ampliar renda

Pesquisa aponta que quase q metade dos brasileiros com 16 anos de idade ou mais precisaram fazer atividades extras nos últimos 12 meses para complementar sua renda.

Baixar arquivo
Health

Projeto dispensa autorização do parceiro para realização da laqueadura

O Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto de lei que dispensa a autorização do cônjuge para a mulher realizar a laqueadura.

Baixar arquivo
Justice

Alagoas: Ministério Público realiza operação contra fraude tributária

Uma operação investiga empresas de fachada que emitiram R$ 76 milhões em notas fiscais falsas. Ao todo cinco empresas estão sendo investigadas por fraude fiscal em São Paulo e Alagoas.

Baixar arquivo
Sports

Libertadores: Atlhetico-PR enfrenta o Estudiantes nesta quinta-feira

Se quiser manter viva a chance de conquistar a Libertadores pela primeira vez e levantar novamente o caneco da Copa do Brasil, o Furacão vai ter que passar por adversários difíceis.

Baixar arquivo