Cem anos do rádio no Brasil: os programas de calouros

Published on 02/07/2022 - 11:01 By Rádio MEC - Rio de Janeiro

No final da década de 1930, o rádio começava a se popularizar e os produtores perceberam que a presença dos ouvintes nas emissoras trazia mais calor à programação e gerava grande adesão do público.

O primeiro programa de calouros do rádio brasileiro, A Hora dos Calouros, foi criado na Rádio Cruzeiro do Sul, em São Paulo.

Os concursos faziam as audiências aumentarem consideravelmente e, junto com elas, aumentavam também as verbas publicitárias.

Os programas de calouros, como A Hora do Pato, apresentado por Héber de Bôscoli, Paulo Gracindo e Jorge Curi, e Calouros em Desfile, com Ary Barroso e Tião Macalé no gongo, atraíam milhares de ouvintes.

No rádio ou na tv, os concursos de calouros trazem o calor do público para o microfone, enchendo de alegria e de fantasia os lares brasileiros.  

Cem anos em 100 programas

100 anos rádio no Brasil
100 anos rádio no Brasil - Arte EBC

Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.

A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.

 

Edition: Adriana Ribeiro / Alessandra Esteves

Últimas notícias
General

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justice

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Sports

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
General

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
General

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Sports

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo