Greve de ônibus em São Paulo termina após determinação da Justiça

Published on 29/06/2022 - 19:13 By Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O Tribunal Regional do Trabalho da segunda região, em São Paulo, julgou abusiva a greve dos motoristas e cobradores que interrompeu a circulação de mais de 6 mil ônibus na capital paulista e afetou cerca de 2,5 milhões de pessoas ao longo do dia. A estimativa é da SPTrans.

Além de declarar abusiva, o relator do processo, o Desembargador Davi Furtado, determinou a volta imediata ao trabalho, autorizou o corte de ponto e o pagamento de R$ 100 mil de multa pelas paralisações do dia 14 de junho e dessa quarta-feira (29).

A greve dessa quarta-feira (29) foi a segunda paralisação em uma semana. Na quarta-feira da semana passada, praticamente todos os ônibus da chamada articulação regional pararam de circular por quase 15 horas e apenas as vans e micro-ônibus, responsáveis pelo transporte local, seguiram rodando. A situação se repetiu nessa quarta-feira

O entendimento do desembargador é de que o sindicato que representa a categoria, o Sindmotoristas, desrespeitou a liminar da justiça que determinava a circulação de uma frota mínima de 80% dos carros em horário de pico e 60% nos outros horários.

O valor das multas deve ser revertido para entidades que atendem pessoas em situação de rua, entre elas a do padre Júlio Lancelotti.

Com a decisão, motoristas e cobradores decidiram em assembleia encerrar a greve e voltar ao trabalho.

Na semana passada, a categoria já tinha garantido um reajuste de 12,47% nos salários e tíquete refeição, mas queriam também a retorno do pagamento da PLR, a Participação nos Lucros e Resultados, interrompido com a pandemia de coronavírus, e o direito a hora de almoço remunerada.

Nos próximos dias a prefeitura de São Paulo deve decidir se aumenta o valor dos subsídios pagos às empresas de ônibus para compensar os custos maiores com o óleo-diesel e reajuste de salários, ou, se aumenta a tarifa.

Edition: Roberto Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Health

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economy

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Politics

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
International

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
General

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo