Cristo Redentor ganha iluminação especial na cor laranja

Published on 02/07/2022 - 14:50 By Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Considerado uma das sete maravilhas do mundo, o Cristo Redentor ganha, neste domingo (3), uma iluminação especial na cor laranja. O tom escolhido para irradiar o icônico ponto turístico, que poderá ser visto a partir das 19h, faz uma alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres, celebrado no Rio de Janeiro em alerta às tragédias provocadas todos os anos pelas chuvas. 

A data, segundo a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil carioca, reforça a importância das ações de prevenção. E traz também a iniciativa de celebrar os profissionais que se dedicam a proteger e salvar vidas, principalmente nos desastres resultantes de eventos climáticos. Entre os homenageados deste ano, estão os agentes que estiveram na linha de frente das ações de resgate em Petrópolis, município da região serrana do estado do Rio de Janeiro, devastado por temporais que deixaram mais de 240 mortos no início do ano. 

Na abertura da agenda dedicada às celebrações da data, nesta sexta-feira, 21 agentes da Defesa Civil Municipal, receberam da prefeitura carioca por auxiliar no socorro às vítimas dos temporais em Petrópolis e Recife, em Pernambuco, onde as chuvas de maio também deixaram um rastro de destruição e mortes, receberam da Prefeitura carioca uma moção de reconhecimento.

A programação contou com um Fórum de Boas Práticas Municipais em Proteção e Defesa Civil, podcast, inclusive sobre os desafios da Recuperação e Reconstrução da cidade de Recife. E, neste domingo (3), haverá exercícios simulados de desocupação em oito comunidades do Rio que têm áreas de risco de deslizamentos e ficam em alerta sempre que chove

Edition: Sâmia Mendes / Marizete Souza

Últimas notícias
Human Rights

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Education

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justice

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
General

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo
Human Rights

Governo de São Paulo nega retomada da operação Escudo

As declarações do governador de São Paulo vieram depois que o porta voz da PM confirmou a retomada da operação Escudo no começo desta semana. 

Baixar arquivo
Human Rights

Sesai diz estar comprometida com medidas para saúde indígena

Entre as medidas que deverão ser adotadas pela Secretaria de Saúde Indígena, estão: expandir a telemedicina; capacitar o corpo técnico do Subsistema de Saúde Indígena; e melhorar a articulação entre os órgãos do Poder Executivo.

Baixar arquivo