Cantareira vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Published on 02/07/2022 - 17:41 By Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O principal reservatório que abastece a grande São Paulo, o Cantareira, voltou ao estado de alerta após o nível da água descer abaixo dos 40%.

Neste sábado (2), o reservatório se encontra com 39% da capacidade. Nessa mesma data do ano passado o Cantareira estava com 44% do total.

A Sabesp, empresa responsável pelo reservatório, informou que ainda não há risco de desabastecimento, apesar do alerta, pois o Sistema Integrado que atende São Paulo é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade; nível similar ao de 2021, quando o sistema operava com 52% nessa mesma data do ano.

Além disso, a companhia informou que atualmente está retirando do sistema Cantareira 22 metros cúbicos de água por segundo, abaixo do limite máximo permitido de 27 metros cúbicos a cada segundo.  

De toda forma, o nível atual do Cantareira é o mais baixo para o início de julho desde 2015.

Edition: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Economy

SP realiza leilão da Empresa Metropolitana de Águas e Energia

Está marcado para as 2 horas da tarde o leilão das ações da EMAE, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia, responsável pela produção de energia elétrica no estado de São Paulo e que tem capacidade para abastecer cerca de 825 mil imóveis.

Baixar arquivo
General

Com promessa de evento literário, Roseana Murray deixa hospital

A escritora elogiou a equipe do Hospital Estadual Alberto Torres, onde ficou 13 dias internada, após ser atacada por três cachorros da raça pitbull. Os donos dos cachorros aguardam julgamento em liberdade.

Baixar arquivo
Human Rights

Rio de Janeiro celebra Dia dos Povos Indígenas no Morro do Corcovado

O Dia dos Povos Indígenas, neste 19 de abril, será celebrado no Rio de Janeiro, em um dos principais cartões postais da Cidade.

Baixar arquivo
Education

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
General

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo
Justice

STF facilita acesso a dados em investigações de crimes graves

O Supremo Tribunal Federal determinou o repasse de dados telefônicos ou de sinais de localização para investigações de crimes graves, mesmo sem autorização judicial.

Baixar arquivo