Cantareira vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Published in 02/07/2022 - 17:41 By Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O principal reservatório que abastece a grande São Paulo, o Cantareira, voltou ao estado de alerta após o nível da água descer abaixo dos 40%.

Neste sábado (2), o reservatório se encontra com 39% da capacidade. Nessa mesma data do ano passado o Cantareira estava com 44% do total.

A Sabesp, empresa responsável pelo reservatório, informou que ainda não há risco de desabastecimento, apesar do alerta, pois o Sistema Integrado que atende São Paulo é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade; nível similar ao de 2021, quando o sistema operava com 52% nessa mesma data do ano.

Além disso, a companhia informou que atualmente está retirando do sistema Cantareira 22 metros cúbicos de água por segundo, abaixo do limite máximo permitido de 27 metros cúbicos a cada segundo.  

De toda forma, o nível atual do Cantareira é o mais baixo para o início de julho desde 2015.

Edition: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Justice

CNJ lança sistema para busca de ativos de pessoas físicas e jurídicas

O CNJ - Conselho Nacional de Justiça lançou, nesta terça-feira, um sistema digital para realização de busca de ativos e patrimônio de pessoas físicas e jurídicas em diversas bases de dados. 

Baixar arquivo
Justice

Novo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, defende a democracia

O ministro Alexandre de Moraes assumiu nesta terça-feira a presidência do Tribunal Superior Eleitoral. E o ministro Ricardo Lewandowski tomou posse como vice-presidente da Corte Eleitoral.

Baixar arquivo
Health

Anvisa lança alerta sobre falsificação do medicamento somatropina

A agência também entregou para a Polícia Federal um dossiê de investigação sanitária, que deve ajudar na apuração das denúncias de falsificação da somatropina.

Baixar arquivo
Economy

Conselho Brasil-OCDE realiza encontro no Palácio do Planalto

O Conselho Brasil-OCDE realizou uma reunião no Palácio do Planalto para analisar o processo de entrada do país na organização internacional.

Baixar arquivo
Politics

STF media reunião entre estados, DF e União para discutir o ICMS

Estados, e Distrito Federal, de um lado, e União, do outro, se reuniram no Supremo Tribunal Federal, nesta terça-feira, para tentar chegar a um acordo sobre o ICMS dos combustíveis.

Baixar arquivo
General

Passageiro entra em surto e quebra poltronas de avião da Gol

As imagens do homem chutando as cadeiras até elas quebrarem circulou pelas redes sociais. O avião saiu do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com destino a Recife, no domingo à noite.

Baixar arquivo