Cem anos do rádio no Brasil: a cobertura de guerra

Published on 06/07/2022 - 11:01 By Rádio MEC - Rio de Janeiro

Durante a Segunda Guerra Mundial, o rádio, um recurso de comunicação então bastante jovem, teve participação central, tanto para as estratégias operacionais nas frentes de batalha, quanto na propaganda relativa ao conflito.

Era preciso produzir conteúdo radiofônico favorável aos Aliados que fizesse frente às irradiações dos países do Eixo.

Francis Hallawell, um engenheiro e radialista brasileiro, de ascendência britânica, foi correspondente da BBC durante a Segunda Guerra Mundial e acompanhou os pracinhas da Força Expedicionária Brasileira.

Neste período, o Brasil, e em especial a região Nordeste, tornou-se um importante aliado na proteção do Atlântico Sul.  Mas apenas a defesa territorial não bastava.

O rádio ajudou também a criar uma imagem negativa do Eixo e a consolidar o american way of life como paradigma a ser seguido.

Nessa época, o rádio era uma das principais fontes de informação. Tanto que a população civil só acreditou no fim da guerra quando a notícia foi dada pelo Repórter Esso, que foi a principal síntese noticiosa do rádio brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial.

Cem anos em 100 programas

100 anos rádio no Brasil
100 anos rádio no Brasil - Arte EBC

Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.

A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.

Edition: Adriana Ribeiro / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Health

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
International

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo
Economy

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Health

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Politics

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo