Mostra Internacional Cinema Sem Diferenças será exibida em Niterói-RJ

Published on 04/07/2022 - 19:35 By Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A sétima arte pode e deve ser acessível. É o que comprova a Mostra Internacional Cinema Sem Diferenças, que pela segunda vez será exibida em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro.

A mostra traz filmes que envolvem pessoas com deficiência, seja na temática ou na produção. A seleção foi especialmente preparada pela curadoria do Festival Internacional de Cinema sobre Deficiências, de Lyon, no Sul da França.

A programação, a partir desta terça-feira, inclui 17 filmes de 11 países, entre longas e curtas-metragens nacionais e internacionais.

Luana Dias, coordenadora da Mostra FIFH - Cinema Sem  Diferenças destaca que as sessões contam com acessibilidade como Audiodescrição, Libras e Legendagem para Surdos e pessoas com dificuldade auditiva. E reforça que o foco do festival é  ampliar a inclusão de pessoas com deficiência na cultura.

Com entrada gratuita, o Festival acontece em duas salas de cinema da cidade – no bairro de São Domingos e no Horto do Barreto, até quinta-feira. Entre os filmes, dois longas-metragens premiados internacionalmente vão ser exibidos pela primeira vez no país: o francês “Eu vou fazer o impossível” que traz os desafios de jovens com síndrome de down, numa narrativa com muito humor e sensibilidade, e a coprodução Holanda/Alemanha ¨O salão da Romy”, sobre a convivência entre uma menina e a sua avó, que começa a apresentar sintomas de uma doença demencial silenciosa. 

Duas sessões serão dedicadas prioritariamente para estudantes de escolas de Niterói.

Os ingressos são distribuídos uma hora antes de cada sessão na bilheteria ou ainda podem ser reservados no site Sympla.  Detalhes sobre a programação estão nas redes sociais do Festival @cinemasemdiferenças, no Facebook e Instagram.

Edition: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Sports

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Health

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
General

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Human Rights

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Human Rights

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo