História Hoje: Festa de São Firmino começa em Pamplona, na Espanha

Celebração também conhecida como Sanfermines

Published on 06/07/2022 - 09:55 By Gláucia Gomes - Locutora da Rede Nacional de Rádio - Brasília

Uma correria pelas ruas para fugir de touros é o que mais chama a atenção na Festa de São Firmino em Pamplona, ao norte da Espanha.

A celebração, também conhecida como Sanfermines, começa em 6 de julho e dura nove dias em homenagem ao patrono de Navarra, região onde se encontra Pamplona.

Vestidas com roupas brancas e um lenço vermelho no pescoço, milhares de pessoas de todo o mundo se reúnem na praça da prefeitura e nas varandas dos prédios. A festa de São Firmino começa ao meio-dia de 6 de julho, com o “chupinazo” que é o estampido de um foguete.

No dia seguinte, tem início um dos momentos pelo qual a festa é muito conhecida: os “encierros”. Durante oito dias, às 8h, os touros são estimulados a ir atrás dos corredores desde a parte antiga da cidade até a Praça de Touros, em um percurso de 850 metros.

Por ser considerada uma tradição perigosa, os participantes precisam conhecer bem as regras de segurança. Desde o primeiro festival até 2009, foram registradas 16 mortes, além de inúmeros feridos. Em 2019, 42 pessoas precisaram ser socorridas, quatro delas foram hospitalizadas em estado grave.

A origem da corrida tem raízes no século XV. Nessa época, os touros passavam por dentro da cidade durante o pastoreio e alguns homens entravam em meio aos animais por curiosidade ou para demonstrar valentia. A tradição se popularizou no século XIX. As autoridades cogitaram proibir os “encierros” por ser uma atividade perigosa, mas acabaram regulamentando as corridas.

Por volta das 10h, do dia 7 de julho, acontece a procissão religiosa em honra a São Firmino. A imagem percorre as principais ruas da cidade, acompanhada de uma banda e também da Comparsaria de Gigantões e Cabeçudos de Pamplona - formada por enormes bonecos que chegam a medir quase quatro metros de altura.

Depois de uma extensa programação cultural, a festa termina nos primeiros minutos do dia 14 de julho. As pessoas se reúnem na praça e cantam a música Pobre de mi, que lamenta o fim da festa.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Edition: Rede Nacional de Rádio/ Renata Batista

Últimas notícias
General

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economy

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economy

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
General

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
General

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
General

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo