CGU multa Vale em processo sobre rompimento da Barragem de Brumadinho

Published on 15/08/2022 - 21:13 By Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Controladoria-Geral da União multou a mineradora Vale em mais de R$ 86 milhões. A penalidade foi aplicada no processo administrativo relacionado ao rompimento da Barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, ocorrido em janeiro de 2019.

A CGU concluiu que a Vale deixou de apresentar informações verdadeiras no sistema da Agência Nacional de Mineração. No período de junho a setembro de 2018, a companhia emitiu uma declaração positiva de condição de estabilidade para a barragem de Brumadinho — quando, segundo o Controladoria, a declaração deveria ter sido negativa.

Ainda segundo a decisão da CGU, a Vale dificultou a fiscalização do poder público sobre a barragem. O rompimento em Brumadinho, em 2019, despejou 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração na bacia do Rio Paraopeba. A lama deixou um rastro de destruição de mais de 300 quilômetros, 272 mortos, afetou 18 municípios e um milhão de pessoas.

A Vale informou que discorda da condenação e vai apresentar, nos próximos dias, um pedido de reconsideração. Na avaliação da empresa, a multa aplicada, no nível mínimo estabelecido pela lei, é um reconhecimento de que não houve envolvimento ou tolerância da alta direção da companhia no desastre de Brumadinho.

Edition: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
General

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Human Rights

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economy

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Health

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
General

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
General

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo