logo Agência Brasil
Culture

Festival Guarnicê de cinema completa 45 anos no Maranhão nesta semana

Baixar
Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional
23/09/2022 - 13:13
São Luís (MA)

Começa nesta sexta-feira (23) a 45° edição do maior e mais antigo festival de cinema do Maranhão, o Festival Guarnicê. Até o final de setembro, serão quase 300 exibições em mostras competitivas, paralelas e especiais, com a participação de realizadores de todo o país, além de produtores ibero-americanos e de países de língua portuguesa. Três categorias são exclusivas para produtores maranhenses: videoclipe, reportagem audiovisual e filme publicitário.

O filme de abertura será "Marte Um", do diretor Gabriel Martins. A história vencedora do festival de Gramado e que pode concorrer ao Oscar do próximo ano fala sobre uma família negra de classe média baixa, onde o filho pequeno sonha em colonizar o planeta Marte.

Marcos Fábio, vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão, que organiza o festival, explica que desde 2020 o festival adotou o formato híbrido, presencial ou virtual. A ideia da programação deste ano é atender a todos os públicos, desde os interessados em games até em abordagens mais acadêmicas.

No ano passado, o festival teve 35 mil visualizações online de 42 países e quase 2 mil espectadores presenciais. A cerimônia de premiação acontece no dia 30.

Toda a programação é de graça de modo presencial em São Luís, na capital maranhense. A programação virtual pode ser encontrada na plataforma Guarnicê, ou no aplicativo "CineGuarnicê".