Governo lança plano de R$ 1 bilhão para população em situação de rua

Cadastro Único tem 230 mil pessoas nessa situação

Published on 11/12/2023 - 16:57 By Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em quatro anos, a população de rua do Brasil quase dobrou, segundo estimativa do Ministério dos Direitos Humanos. Para implementar políticas voltadas para essas pessoas, o governo federal lançou, nesta segunda-feira (11), o “Plano Ruas Visíveis - Pelo direito ao futuro da população em situação de rua”. 

Entre as ações, foi regulamentada a Lei Padre Júlio Lancellotti, que proíbe as prefeituras de instalarem pedras, pinos, estacas e grades “em áreas públicas para impedir que pessoas em situações de rua se abriguem em pontes, viadutos” ou praças.

Defensor dos direitos das pessoas em situação de rua, o Padre Lancelotti participou do lançamento e defendeu que a lei seja cumprida. Também disse que a sociedade precisa enxergar a humanidade dessas pessoas. 

A cerimônia, no Palácio do Planalto, coincidiu com as comemorações dos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Um levantamento do Ministério dos Direitos Humanos mostra que o Cadastro Único para Programas Sociais tem mais de 230 mil pessoas em situação de rua, o equivalente a um em cada mil habitantes brasileiros. O Padre Julio Lancelotti defendeu ainda que mais pessoas nessa situação sejam incluídas no CADÚnico, sinalizando que a população de rua pode ser maior do que o estimado. 

Também durante o evento, o presidente Lula defendeu que essas pessoas tenham prioridade em ações do governo, sobretudo no programa de moradia, o Minha Casa Minha Vida. 

Para a implementação do Plano Nacional, o investimento chega perto de R$ 1 bilhão. Fazem parte do programa a criação de um Grupo de Trabalho para a produção de informações sobre população em situação de rua e a portaria que cria o Programa Nacional Moradia Cidadã.

O “Plano Ruas Visíveis” prevê sete eixos: Assistência Social e Segurança Alimentar; Saúde; Violência Institucional; Cidadania, Educação e Cultura; Habitação; Trabalho e Renda; e Produção e Gestão de Dados.

Edition: Bianca Paiva/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Politics

Banco Asiático planeja investir em projetos de grande porte no Brasil

O presidente do banco afirmou, após reunião com o presidente Lula, que o Brasil é importante para a Ásia. E que há a possibilidade de realização de grandes projetos de infraestrutura, como estradas, ferrovias e portos  

Baixar arquivo
International

Brasil fecha embaixada no Haiti por causa da violência

Governo do Haiti diz que criminosos fortemente armados, membros de gangues, atacaram dois presídios em Porto Príncipe. Varias pessoas ficaram feridas. Houve mortes e fuga de prisioneiros. 

Baixar arquivo
Health

Dia de Conscientização do HPV: vacina é segura e protege contra câncer

A estimativa é que a cada ano, no país, surjam 700 mil casos novos dessa infecção, que é transmitida através de relação sexual. Vacina é a principal forma de prevenção

Baixar arquivo
Education

Fies: metade das vagas será reservada para estudantes de baixa renda

Os alunos beneficiados são de renda familiar de até meio salário mínimo inscritos no CadÚnico, o cadastro do governo para Programas Sociais.

Baixar arquivo
Health

Cidade do Rio começa a vacinar crianças de 12 anos contra a dengue

38 mil doses foram aplicadas em crianças de 10 e 11 anos. O que representa apenas 30% do público-alvo. A expectativa do município é imunizar, até o fim de março, 354 mil crianças e adolescentes de 10 a 14 anos

Baixar arquivo
Human Rights

Ouvidoria das Polícias de SP investiga abusos na Operação Verão

A operação já deixou 39 mortos na baixada santista. Pessoas ouvidas pela Ouvidoria relatam abusos cometidos pelos policiais, incluindo fuzis apontados para o rosto de crianças

Baixar arquivo