Governo quer assentar mil famílias do MST de área incendiada no Pará

Published on 11/12/2023 - 17:34 By Paula de Castro e Madson Euler - da Rádio Nacional - Brasília

Após o incêndio ocorrido no Acampamento Terra e Liberdade, localizado no município paraense de Parauapebas, com nove mortos, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar informou que segue em negociação para o assentamento definitivo das cerca de mil famílias que vivem na área. Elas também vão ser cadastradas e as áreas passíveis de serem utilizadas para fins de reforma agrária na região vão ser vistoriadas.

As ações foram discutidas em uma reunião nesta segunda-feira (11) entre ministro da pasta, Paulo Teixeira, o presidente do Incra, César Aldrighi,  gestores públicos do Pará e lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra. Segundo o MST, o acampamento Terra e Liberdade fica a cinco quilômetros das fazendas chamadas de Santa Maria e Três Marias, que seriam latifúndios improdutivos de terras griladas.

O incêndio ocorreu na noite do último sábado (9). Das nove vítimas, seis eram moradoras do acampamento e três trabalhadoras da empresa  G5 Internet.  Segundo relatos, os trabalhadores da empresa realizavam a instalação da fiação de internet no acampamento quando houve um erro na operação e uma antena tocou a rede de alta tensão, ocasionando a morte imediata dos trabalhadores e provocando o incêndio que atingiu alguns barracos do acampamento. Pelo menos, outras oito pessoas ficaram feridas. Uma delas permanece internada no Hospital Geral de Parauapebas com queimaduras de segundo grau e apresenta um quadro estável.

O Delegado da Polícia Civil, João Abel, explica como está o trabalho de investigação. “A Polícia Civil ela instaurou o inquérito policial para apurar as causas do crime e paralelamente a isso, né? Os períodos compareceram o local do fato para realizar a perícia, então nós estamos aguardando o laudo pericial para podermos dar andamento no inquérito”.

Em nota, a empresa G5 Internet lamentou profundamente o falecimento dos colaboradores Gabriel Pereira da Silva, Geovane Pereira dos Santos e Francisco do Nascimento Sousa Júnior.  O velório coletivo das vítimas do acidente ocorreu na manhã desta segunda-feira.

Edition: Bianca Paiva/Pollyane Marques

Últimas notícias
Politics

Banco Asiático planeja investir em projetos de grande porte no Brasil

O presidente do banco afirmou, após reunião com o presidente Lula, que o Brasil é importante para a Ásia. E que há a possibilidade de realização de grandes projetos de infraestrutura, como estradas, ferrovias e portos  

Baixar arquivo
International

Brasil fecha embaixada no Haiti por causa da violência

Governo do Haiti diz que criminosos fortemente armados, membros de gangues, atacaram dois presídios em Porto Príncipe. Varias pessoas ficaram feridas. Houve mortes e fuga de prisioneiros. 

Baixar arquivo
Health

Dia de Conscientização do HPV: vacina é segura e protege contra câncer

A estimativa é que a cada ano, no país, surjam 700 mil casos novos dessa infecção, que é transmitida através de relação sexual. Vacina é a principal forma de prevenção

Baixar arquivo
Education

Fies: metade das vagas será reservada para estudantes de baixa renda

Os alunos beneficiados são de renda familiar de até meio salário mínimo inscritos no CadÚnico, o cadastro do governo para Programas Sociais.

Baixar arquivo
Health

Cidade do Rio começa a vacinar crianças de 12 anos contra a dengue

38 mil doses foram aplicadas em crianças de 10 e 11 anos. O que representa apenas 30% do público-alvo. A expectativa do município é imunizar, até o fim de março, 354 mil crianças e adolescentes de 10 a 14 anos

Baixar arquivo
Human Rights

Ouvidoria das Polícias de SP investiga abusos na Operação Verão

A operação já deixou 39 mortos na baixada santista. Pessoas ouvidas pela Ouvidoria relatam abusos cometidos pelos policiais, incluindo fuzis apontados para o rosto de crianças

Baixar arquivo