Começa a 25ª Bienal de Música Brasileira Contemporânea do Rio

Published on 11/12/2023 - 17:48 By Carolina Pessoa - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Começa nesta segunda-feira (11), no Rio de Janeiro, um dos mais tradicionais eventos da música de concerto do país. A 25ª Bienal de Música Brasileira Contemporânea, realizada pela Funarte em parceria com a Escola de Música da UFRJ. Serão 56 obras, a preços populares: R$ 10 inteira e R$ 5 a meia entrada. Nesta edição do evento, um dos focos é a diversidade, como mais pessoas negras e mulheres. É o que explica o coordenador de Ópera e Música Clássica da Funarte, Hudson Lima.

“Nós estamos falando de grupos que historicamente foram subrepresentados dentro da história da música de concerto. Não porque não produzissem ou porque essas peças não tivessem um valor artístico, mas muitas vezes porque elas não têm ou não tiveram a oportunidade de estar neste palco com a dignidade que merecem”.

Os concertos serão realizados em três palcos, todos localizados na região central do Rio. Na Sala Cecilia Meireles serão apresentados os concertos orquestrais; no Teatro Dulcina, os de música de câmara; e, na Sala Funarte Sidney Miller, os de música eletroacústica e acusmática. Neste ano, quatro compositores brasileiros serão homenageados, como explica Hudson Lima.

“Edino Krieger, não poderia deixar de estar nesta edição, pela importância história que ele tem com a Bienal, Jorge Antunes, Aylton Escobar e Marisa Rezende. Será um prazer nós escutamos as composições destes artistas tão renomados para a música brasileira”.

A Bienal é realizada sem interrupção desde 1975. O evento também conta com transmissão ao vivo pelos canais youtube.com/funarte e youtube.com/artedetodagente.

Edition: Jacson Segundo/ Pollyane Marques

Últimas notícias
International

Brasil fecha embaixada no Haiti por causa da violência

Governo do Haiti diz que criminosos fortemente armados, membros de gangues, atacaram dois presídios em Porto Príncipe. Varias pessoas ficaram feridas. Houve mortes e fuga de prisioneiros. 

Baixar arquivo
Health

Dia de Conscientização do HPV: vacina é segura e protege contra câncer

A estimativa é que a cada ano, no país, surjam 700 mil casos novos dessa infecção, que é transmitida através de relação sexual. Vacina é a principal forma de prevenção

Baixar arquivo
Education

Fies: metade das vagas será reservada para estudantes de baixa renda

Os alunos beneficiados são de renda familiar de até meio salário mínimo inscritos no CadÚnico, o cadastro do governo para Programas Sociais.

Baixar arquivo
Health

Cidade do Rio começa a vacinar crianças de 12 anos contra a dengue

38 mil doses foram aplicadas em crianças de 10 e 11 anos. O que representa apenas 30% do público-alvo. A expectativa do município é imunizar, até o fim de março, 354 mil crianças e adolescentes de 10 a 14 anos

Baixar arquivo
Human Rights

Ouvidoria das Polícias de SP investiga abusos na Operação Verão

A operação já deixou 39 mortos na baixada santista. Pessoas ouvidas pela Ouvidoria relatam abusos cometidos pelos policiais, incluindo fuzis apontados para o rosto de crianças

Baixar arquivo
General

Tribunal de Contas pede documentos sobre privatização da Sabesp

Documentação apresentada pelo governo estadual não contém o cumprimento das condições estabelecidas no termo que foi assinado entre a prefeitura de São Paulo e a gestão estadual.

Baixar arquivo