Celulares em áreas de risco receberão alertas automáticos de desastres

Defesa Civil Alerta começa a operar em 11 municípios brasileiros

Published on 08/08/2024 - 06:36 By Joana Cortes - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O projeto-piloto Defesa Civil Alerta foi lançado nesta quarta-feira, em Brasília, pelo Governo Federal. A ferramenta vai funcionar como um sistema que permite o envio de mensagens de texto para os celulares de pessoas em localidades com risco de desastre como alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra. Onze municípios foram selecionados para esta etapa inicial. Os testes começam no próximo sábado, dia 10.

Criada em parceria com a Anatel e operadoras de telefonia – a tecnologia utiliza a rede de telefonia celular para emitir alerta com aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do usuário. O sistema funciona, inclusive, em celulares em modo silencioso.

Residentes em áreas de risco vão receber as mensagens sem a necessidade de cadastro prévio.

Os 11 municípios selecionados para os primeiros testes são: Roca Sales e Muçum, no Rio Grande do Sul, Blumenau e Gaspar, em Santa Catarina, Morretes e União da Vitória, no Paraná. Na região sudeste, o sistema de alerta entrará em teste em São Sebastião, no litoral paulista, em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, Indianópolis, em Minas Gerais, Petrópolis e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

O diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Defesa Civil Nacional, Armin Braun, explica como vai funcionar o sistema.

O ministro Extraordinário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, avaliou que o trabalho de alerta precoce representa uma mudança na cultura de prevenção de desastres, causados pelas mudanças climáticas.

O conteúdo dos alertas do Defesa Civil Alerta é de responsabilidade dos órgãos estaduais de defesa civil.

Podem receber as notificações celulares do tipo smartphone compatíveis com a tecnologia de Cell Broadcast que estejam com cobertura móvel 4G ou 5G no momento do envio da mensagem e localizados em área de risco mapeada pela defesa civil. O sistema não atende celulares com 3G.

Edition: Bianca Paiva / Patrícia Serrão

Últimas notícias
Education

Bahia: "Bora Checar" vai capacitar estudantes no combate as fake news

Alunos do ensino médio de comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhos no estado da Bahia estão aprendendo uma série de ferramentas para lidar com o combate às chamadas fake news. 

Baixar arquivo
General

Mais da metade da população é a favor do Horário de Verão

A pesquisa ouviu 3 mil pessoas e quase 55% dos entrevistados veem com bons olhos a mudança nos relógios em 2024.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo federal vai liberar R$ 500 milhões para enfrentamento ao fogo

O governo federal anunciou, nesta terça-feira, uma série de medidas para combate aos incêndios no país. A primeira será a liberação de R$ 500 milhões para o enfrentamento ao fogo.

Baixar arquivo
Justice

Júri popular vai julgar dois acusados pelo assassinato de Bruno e Dom

Tribunal Regional Federal da Primeira Região, em Brasília, retirou as acusações contra Oseney por falta de provas nos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips. 

Baixar arquivo
Sports

Campanha Histórica: Lula recebe paratletas no Palácio do Planalto

A campanha do Brasil nas Paralimpíadas de Paris foi histórica, com o quinto lugar no quadro de medalhas.

Baixar arquivo
International

Série de explosões no Líbano mata 8 pessoas e deixa 2.800 feridos

Líbano: No Líbano, uma série de explosões simultâneas matou oito pessoas e deixou mais de 2.800 feridas. Entre as vítimas estão integrantes do Hezbollah, que culpou Israel pelos ataques e prometeu vingança. Uma câmera flagrou o momento em que a bolsa de um homem explode.

Baixar arquivo