Flávio Dino mantém suspensão de emendas Pix ao Orçamento

Published on 09/08/2024 - 10:53 By Priscilla Mazenotti - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, manteve a suspensão das chamadas "emendas Pix" ao Orçamento da União. São as emendas que permitem a transferência direta de recursos. Na liminar, Dino reiterou ações de controle e transparência que já tinham sido fixadas em decisão dele mesmo no início do mês. A medida atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República.

O ministro manteve a suspensão. Mas, definiu algumas exceções para cumprimento das emendas Pix: em caso de obras em andamento, desde que com rastreabilidade e registro de plano de trabalho, e em caso de calamidade pública reconhecida pela Defesa Civil. E essa decisão do ministro acabou provocando o adiamento da leitura do relatório preliminar da LDO, a Lei de Diretrizes Orçamentárias. O deputado Júlio Arcoverde, presidente da Comissão Mista de Orçamento, argumentou instabilidade jurídica. E pediu a manifestação dos líderes parlamentares.

Essas emendas Pix foram criadas por meio de emenda constitucional em 2019.  E elas permitem a destinação de emendas individuais ao orçamento por meio de transferências especiais. Ou seja, os repasses não precisam de indicação de programas e nem de celebração de convênios. Segundo a Associação Contas Abertas, só no ano passado foram R$ 6,7 bilhões em "emendas Pix". 

Edition: Leila dos Santos - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Meio Ambiente

Chuva em SP contribui para extinção de 8 dos 11 focos de incêndio

Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros permanecem trabalhando na contenção das chamas em três municípios: Bananal, no Vale do Paraíba; Mococa, na região de Campinas; e Itirapuã, região de Franca.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inpe registra mais de 2 mil focos de incêndios ativos no país

Pará lidera com 1.012 áreas de queimadas; seguido do Mato Grosso, com 420; e o Tocantins, com 279 focos. O Distrito Federal tem o registro de 20 locais com incêndio.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Ministérios Públicos e órgãos ambientais vão combater queimadas

A operação usa o trabalho de inteligência e tecnologia para tentar coibir e punir o desmatamento ilegal. 

Baixar arquivo
Economy

FGV: Monitor do Produto Interno Bruto aponta retração de 0,1% em julho

Em termos financeiros, estima-se que o PIB de 2024 acumulado até julho, em valores correntes, tenha sido de R$ 6,587 trilhões.

Baixar arquivo
General

Campanha busca conscientizar a paz no trânsito

Órgãos de trânsito vão promover ações educativas e de reforço da fiscalização. Serão realizadas palestras e seminários com o objetivo de reforçar o tema da campanha: “A paz no trânsito começa com você”.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Distrito Federal pode ter o 2º ano mais seco da história

Neste ano, já são 146 dias sem chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, em 1963, Brasília enfrentou uma estiagem que durou com 163 dias.

Baixar arquivo