Mais de 600 mil crianças aguardam em filas para creches no Brasil
Mais de 600 mil crianças aguardam na fila de espera para uma vaga em creches em todo o país. O dado faz parte do “Levantamento Nacional Retrato da Educação Infantil no Brasil: acesso e disponibilidade de vagas”.
A pesquisa buscou reunir informações quanto ao acesso da população à educação infantil, a fim de subsidiar a criação de um plano de ação que garanta o direito a creche e pré-escola aos pequenos brasileiros.
Todos os municípios do país e o Distrito Federal responderam ao questionário, e os resultados parciais foram apresentados na terça-feira.
Mais de 2,4 mil das 5.569 cidades, ou seja, 44%, têm fila de espera em instituição de educação e cuidado para os pequenos de zero a 4 anos. Do total, 88% alegam falta de vagas.
Sobre a pré-escola, há 78 mil registros de crianças que não frequentam essa fase de ensino; metade também por falta de vagas.
O convívio na creche possibilita e favorece o desenvolvimento de habilidades como a inteligência social e o poder de negociação das crianças, como avalia a membro da Aliança pela Infância, Ana Rosa Costa Picanço Moreira.
“Se ela só tiver convívio familiar, ela vai ter relações interpessoais limitadas. Na creche, ela tem a possibilidade de interagir com crianças de diferentes realidades, possibilidade de ampliar o repertório de experiências e trocas. Ao frequentar a creche a gente pode começar um trabalho que favorece o desenvolvimento como um todo”.
Ana Rosa Costa Picanço Moreira esclarece que, mais do que um local para cuidar, a creche precisa ter um campo amplo de atividades que estimulem a criatividade e o bom convívio entre as crianças.
“A proposta da creche precisa contemplar uma rotina de atividades que contemple as interações das crianças com outras, com a natureza, com objetos, com brinquedos e também brincadeiras de faz de conta, brincadeira tradicional”.
Segundo o Ministério da Educação e Cultura, desde o início do atual governo, foram investidos mais de R$ 1 bilhão na educação infantil, em programas como Escola em Tempo Integral, e entregues 378 novas creches.
O levantamento que traçou o panorama da educação infantil é um trabalho do Gabinete de Articulação pela Efetividade da Política da Educação no Brasil, que reúne representantes do setor público – entre eles o MEC - e a sociedade civil.