logo Agência Brasil
Human Rights

Campanha reforça a importância da inclusão social de idosos

Proposta é mostrar vínculo entre as diferentes gerações
Baixar
Nathália Maciel* - estagiária da Rádio Nacional
17/06/2025 - 19:00
Brasília
Idosos ocupação
© Daniel Mello / Agência Brasil

Para marcar o Junho Violeta, mês dedicado à conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania lançou nesta terça-feira (17) uma campanha para reforçar a importância da convivência entre idosos e pessoas de diferentes idades.

Chamada “Entre Gerações – Laços que Protegem”, a proposta é mostrar como o vínculo entre gerações pode criar redes de cuidado, respeito e proteção.

A ministra Macaé Evaristo defende que é necessário pensar em políticas públicas para inclusão social e atender às necessidades dessa parcela da população.

“A nossa tarefa, então, é inventar outras formas de envelhecer, inventar políticas públicas para as pessoas idosas. Mas, cada vez mais, a gente vai ter que pensar sobre isso: sobre como pensar moradia para as pessoas idosas, como que a gente vai pensar a mobilidade urbana para as pessoas idosas, como que a gente vai pensar o direito à educação, ao lazer para as pessoas idosas. E isso passa por uma mudança de consciência do conjunto da sociedade”.

Nos últimos anos, o Brasil tem registrado um crescimento expressivo da população idosa. Segundo o IBGE, em 2023, mais de 32 milhões de brasileiros tinham 60 anos ou mais, cerca de 15% da população.

Ao mesmo tempo, os casos de violência contra a pessoa idosa também aumentaram. Em dez anos, entre 2013 e 2023, houve um crescimento de mais de 140 % nas denúncias.   Além disso, as tentativas de suicídio na terceira idade aumentaram em mais de sete vezes no período, subindo de 1,1 mil casos em 2013 para quase 8 mil em 2023, de acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

*Com supervisão de Fabiana Sampaio