logo Agência Brasil
Economy

Carnaval gera oportunidade para profissionais fazerem renda extra

Costureira fala da experiência de trabalhar durante a festa
Baixar
Joalva Moraes – Rádio Educadora de Salvador
13/02/2026 - 21:08
Brasília
Osasco (SP) 17/07/2023 - Coletivo de mulheres da Ocupação Esperança, em Osasco, montaram uma oficina de costura e aprenderam o ofício a partir de uma iniciativa do Sesc, o coletivo também fez uma coleção de roupas e farão um desfile para melhorar a renda familiar.
Foto:Paulo Pinto/Agência Brasil
© Paulo Pinto/Agência Brasil

O Carnaval, além da folia, também é oportunidade para muitos profissionais fazerem uma renda extra. Entre estas pessoas, estão aquelas que trabalham como costureiras, como é o caso da artesã Rosana Silva. Ela conta que este foi o primeiro ano que começou a receber encomendas no período da festa:

“Este ano, na verdade, que eu iniciei, pelo fato de eu ter feito os dois últimos cursos e aí eu aprimorei mais na questão da costura, conheci novas técnicas. Antigamente, eu trabalhava mais com modelagem plana e aí, com esses dois últimos cursos, eu aprendi a trabalhar com malharia, que foi o curso de moda praia e de moda fitness, que eu não tinha muita técnica. E aí, assim, com essas novas técnicas, eu pude aprender a trabalhar com todas as máquinas. Foi mais fácil para mim, entendeu? E mais rápido.”

Entre as confecções de fantasias e customizações de abadás, Rosana diz ter tido um bom lucro neste Carnaval, mas acredita que, para o próximo ano, um bom planejamento vai ajudar no aumento da produtividade.

“Pelo menos aqui em Salvador, antigamente, era muito abadá. Agora que tem os bloquinhos que antecedem o Carnaval, aí há demanda de fazer fantasias diferentes. Aí eu consegui pegar uma encomenda de fantasia de palhaço, que teve um dia aqui em Salvador que foi a "Festa do Palhaço". Aí eu peguei umas encomendas bacanas do dia do palhaço. E a customização de abadá também o pessoal gosta muito aqui: de franjas, apliques de lantejoulas”, destaca.

Mesmo com pouca experiência na área, a costureira lembra de um pedido inusitado de um dos clientes:

“Tem uma fantasia que é das Muquiranas. A pessoa que comprou a fantasia criou uma expectativa, e aí a fantasia veio outra expectativa. Tipo, tinha um protótipo, mas não veio igual ao protótipo. E aí a pessoa quer que faça da forma que estava o protótipo, entendeu? E isso para mim vai ser um desafio, porque está em cima da hora. E aí eu vou ter que conseguir e correr atrás para poder conseguir os materiais para deixar conforme o cliente quer. Aí foi uma coisa mais inusitada que eu achei.”