Pesquisadores da UFMG criam teste para covid-19 integrado a celular

Estimativa é de que resultado fique pronto em 20 minutos

Publicado en 16/08/2020 - 15:49 Por Kariane Costa - Brasília

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) criaram um sistema de diagnóstico rápido para covid-19 integrado ao telefone celular.

O teste proposto é portátil, e não precisa de equipamentos sofisticados ou reagentes caros, o que significa que quando disponibilizado terá um preço acessível. Bem diferente do teste padrão PCR, único hoje que detecta se o paciente está contaminado.

A professora do Departamento de Fisiologia e Biofísica e pesquisadora Maria de Fátima Leite disse que a ferramenta funciona com uma gota do sangue ou da saliva do paciente. A partir daí, o material é colocado em uma lâmina, semelhante àquelas de um aparelho para medir a glicemia.

Fátima Leite explica que a luz do celular converte a leitura da lâmina em um código, que vai ser visualizado na tela do celular de uma forma simples: vermelho significa infectado, amarelo indeterminado e verde significa que o exame deu negativo para covid-19.

A professora afirma ainda que essa luz é a mesma usada para ler código de barras, o que dispensa a necessidade de um celular super moderno, mas ela alerta que a ideia inicial não é de que o usuário possa fazer o teste em sua casa. Isto porque, apesar de ser simples, o teste deve ser feito pelo profissional de saúde, em unidades de saúde ou farmácias, onde a coleta do sangue ou saliva deve ser feita com segurança.

O projeto é coordenado pela Escola de Engenharia da UFMG, mas tem o apoio de outras escolas como veterinária e biologia. Ao todo, 15 professores participam da pesquisa.

Mesmo em fase inicial, muitas etapas já foram publicadas em revistas científicas, então a expectativa é de que o kit de teste para celular esteja disponível em um espaço curto de tempo.

Edición: Ana Pimenta

Últimas notícias
General

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economía

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economía

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economía

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
General

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo