Casa Nem mudará para imóvel da prefeitura do Rio após ação de despejo

Projeto abriga LGBTIs em situação de vulnerabilidade social

Publicado en 16/08/2020 - 17:54 Por Cynthia Cruz - Rio de Janeiro

A Secretaria Municipal de Urbanismo do Rio de Janeiro destinou um prédio em Laranjeiras, na Zona Sul da capital fluminense, para abrigar a Casa Nem, que atende a mais de 60 pessoas LGBTIs em situação de vulnerabilidade social.

A instituição, que existe desde 2016, funciona atualmente em um edifício localizado em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, mas a posse foi reclamada pelos proprietários em uma ação judicial.

O despejo chegou a ser questionado em recursos e em uma manifestação no mês passado, mas a Justiça marcou a reintegração de posse para o próximo dia 24.

O novo endereço da Casa Nem foi visitado e aprovado pela coordenadora da instituição, Indianara Siqueira.

A ativista diz que a cessão de um espaço público que estava sem uso para o projeto é justa, já que a habitação é um direito. No entanto, ela cobra mais tempo para fazer a mudança total da estrutura.

Desde que a Justiça decidiu que o projeto deve deixar o imóvel em meio à pandemia da covid-19, uma série de instituições vêm discutindo uma forma de impedir que as pessoas fiquem em situação de rua.

A Casa Nem abriga LGBTIs já sofreu outras ações de reintegração de posse em endereços na Lapa e Vila Isabel.

Edición: Ana Pimenta

Últimas notícias
Salud

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
General

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
General

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo