Rio deverá ter plano para que pais possam voltar ao trabalho

A Justiça deu prazo de 10 dias para apresentação de um planejamento

Publicado en 17/08/2020 - 15:32 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

O município do Rio de Janeiro e o Governo do Estado terão que elaborar um plano de assistência às famílias, cujos responsáveis legais precisam voltar ao trabalho, mesmo sendo os únicos cuidadores dos filhos. A decisão da 1ª Vara da Infância da Juventude e do Idoso da capital dá prazo de 10 dias para que o planejamento seja apresentado, sob pena de multa diária de R$ 5 mil.

A decisão foi uma resposta a pedido conjunto da Defensoria Pública, do Ministério Público do Estado e do Ministério Público do Trabalho, que afirmam que os governos não têm um mapa das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade; assim como, das famílias com dificuldades para exercer o cuidado neste momento em que escolas e creches permanecem fechadas por causa da pandemia.

A coordenadora de Defesa dos Direitos da Mulher, da Defensoria Pública do Estado, Flávia Nascimento, defende a necessidade de políticas para as famílias nessa situação, sobretudo aquelas monoparentais em que as mulheres assumem todo o cuidado das crianças e ainda realizam trabalhos precarizados.

A decisão aponta que o Estado e o município também devem informar no mesmo prazo o que estão fazendo para mapear, identificar e quantificar o público vulnerável. Todos esses dados deverão ser incorporados aos planos de contingência contra o coronavírus.

Mãe de uma criança de três anos, Vanessa é uma das trabalhadoras que têm sofrido a ausência de políticas após a reabertura das atividades econômicas. Inicialmente em home office, a empresa onde trabalha exigiu o retorno dos funcionários em junho. O marido conseguiu negociar férias para ficar com o filho, mas agora todas as possibilidades foram esgotadas.

Depois de mandar um email formalizando o pedido para home office, Vanessa está em casa, mas com o trabalho e o salário reduzidos. Ela teme ser demitida ainda neste mês.

A Prefeitura do Rio e Governo do Estado foram procurados para se posicionar sobre a decisão. A Prefeitura disse apenas que aguarda a notificação para responder os questionamentos do Ministério Público do Rio de Janeiro. O Governo do Estado não respondeu até o fechamento desta reportagem.

Edición: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Salud

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economía

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
General

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo