Escolas da rede privada do RJ poderão receber linha de crédito

A medida visa auxiliar na recuperação financeira das unidades

Publicado en 18/08/2020 - 11:15 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O governo do Rio de Janeiro liberou uma linha de crédito de até R$ 150 milhões para as escolas particulares do Estado, afetadas pela pandemia do novo coronavírus.

A medida visa auxiliar na recuperação financeira das unidades, que estão precisando praticar descontos nas mensalidades, e muitas perderam alunos durante o período de isolamento social.

Mesmo assim, representantes da rede privada querem o retorno das aulas presenciais o quanto antes. O diretor do Sinepe, o Sindicato dos Estabelecimentos de Educação Básica do município do Rio, Américo Santos Magalhães, alega que as escolas têm condições de receber os alunos em segurança.

A Associação Brasileira de Educação Infantil também defende a volta das atividades, mesmo para as crianças pequenas. A presidente Célia Moreno Maia acrescenta que, como muitos alunos tiveram matrículas canceladas pelos responsáveis, a frequência será muito menor, o que facilitará o controle das medidas sanitárias.

Mas o secretário estadual de Educação Pedro Fernandes permanece relutante em reabrir as aulas para a rede privada, enquanto não for possível fazer o movimento de retomada nas escolas públicas. E diz que a palavra final é dos especialistas em saúde consultados pela pasta.

As aulas presenciais em todo o Estado continuam vetadas por um decreto governamental que vale até esta quinta-feira(20), mas pode ser renovado.

Os municípios têm autonomia para decidir sobre as escolas públicas de Ensino Fundamental. Mas a rede particular e as escolas estaduais de Ensino Médio dependem do aval do governo fluminense.

Edición: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
General

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Deportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Salud

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo