Aplicativo vai permitir realização de prova de vida por meio digital

A primeira etapa desse processo será feita por reconhecimento facial

Publicado en 21/08/2020 - 14:10 Por Anna Luísa Praser - Brasília

A prova de vida realizada por aposentados todos os anos, ganhou uma novidade totalmente digital: é que a partir desse ano, a primeira etapa desse processo será feita por reconhecimento facial no aplicativo Meu Gov.br. O procedimento é totalmente seguro e poderá ser feito no conforto de casa.

O lançamento da prova de vida digital deve acontecer já nas próximas semanas. Mas os aposentados que possuem Carteira de Motorista ou biometria digital cadastrada no TSE – Tribunal Superior Eleitoral e que quiserem se antecipar, já podem ir baixando o aplicativo nos celulares e fazendo essa primeira etapa do processo, que é realizada com base na identificação dos traços dos rostos.

O reconhecimento facial vai garantir mais confiabilidade à prova de vida. O aplicativo Meu Gov.br já é utilizado para criar e qualificar contas no gov.br, recuperar senhas e para acessar a CNH digital, por exemplo. Para ter acesso a todos os serviços do aplicativo é preciso cadastrar uma única senha.

Para o reconhecimento facial é necessário ficar atendo a alguns detalhes na hora de tirar a foto: são solicitados o registro de alguns movimentos faciais, para garantir a proteção da operação. Depois de feito esse processo, pronto! A foto é comparada com a base de dados do TSE ou da CNH, a imagem é reconhecida e uma conta no gov.br é automaticamente aberta quando o usuário ainda não tem ou revalidada quando a conta já existe.

A operação é segura e os dados dos usuários ficam totalmente protegidos como detalha o diretor do Departamento dos Serviços Públicos Digitais, Luiz Miadaira.

O aplicativo foi desenvolvido exclusivamente para celulares e está disponível, totalmente de graça, para telefones com sistema android e IOS. Se por algum motivo, o telefone for perdido ou roubado, também não há com que se preocupar. Mesmo que terceiros tentem acessar o aplicativo, o reconhecimento facial impedirá que outra pessoal além do dono da conta acesse qualquer dado. Quanto ao cidadão que quiser trocar de telefone, basta baixar o aplicativo novamente, insere a senha e refazer o reconhecimento por meio das características faciais.

Edición: Sâmia Mendes

Últimas notícias
General

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economía

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economía

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economía

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
General

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo