Covid-19: agentes de saúde são alvos de ataques em mais de 40 países

Cruz Vermelha registrou 611 atos violentos na pandemia

Publicado en 21/08/2020 - 14:33 Por Dayana Vítor - Brasília

Em Bangladesh, lá na Ásia, tijolos foram lançados contra a casa de um médico, depois da confirmação que ele estava infectado pela Covid-19. A ideia dos agressores era que o profissional e sua família deixassem a área. Já na Colômbia, aqui na América do Sul, moradores de uma cidade impediram de forma violenta que ambulâncias entrassem na região para identificar casos de Covid-19.

Esses são alguns dos 611 incidentes violentos contra profissionais da saúde que ocorreram em mais de 40 países, identificados pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha nos primeiros seis meses da pandemia do novo coronavírus. A maioria dos episódios envolveu violências físicas, depois discriminação por medo, agressões verbais e ameaças.

Os dados foram coletados de 1 de fevereiro até o dia 31 de julho. Eles foram obtidos por meio de relatos entregues ao comitê, por outras organizações, notícias e em redes sociais na África, Américas, Ásia e Oriente.

A assessora para questões em assistência à saúde em perigo do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Ana Elisa Barbar, argumenta que esses episódios poderiam ser evitados com uma comunicação melhor sobre a doença.

Ana acrescenta que gestores precisam capacitar os profissionais de saúde para enfrentar episódios de violência.

Segundo o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, os incidentes violentos contra profissionais da saúde ocorreram pelo medo que a Covid-19 se espalhasse nas comunidades. Nas situações em que pacientes e familiares estavam por trás da violência, as justificativas foram o medo da morte. A impossibilidade de despedida de forma habitual de um ente querido também motivou os ataques.

 

 

Edición: Adrielen Alves

Últimas notícias
Salud

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
General

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
General

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo