Eleições: por que o Brasil não equilibra gêneros nos espaços de poder?

Para professora da UnB, falta respeito à legislação

Publicado en 14/09/2020 - 09:24 Por Mariana Jungman - Brasília

Elas são mais da metade do eleitorado brasileiro e mais de 45% das pessoas filiadas a partidos políticos.Mesmo assim, somente nas eleições de 2018 o Brasil conseguiu atingir um percentual de 15% de mulheres ocupando cadeiras no congresso nacional. Mas, se elas demonstram interesse por política, por que o Brasil não consegue equilibrar os gêneros nos espaços de poder? A professora de ciência política da universidade de brasília, Flávia Biroli, explica.

Para tentar corrigir essas distorções, desde 2014 vêm sendo aprovadas normas que buscam estimular a inserção feminina nos cargos eletivos. Essas medidas prevêem que os partidos devem preencher 30% das vagas com candidaturas de mulheres e reservar pelo menos 5% dos recursos do fundo eleitoral para as campanhas delas. Mesmo assim, ainda há resistência, na prática, em dar espaço para as candidatas.

Na última eleição, dos 24 candidatos em todo o país que não receberam nenhum voto sequer, 21 eram mulheres – o que denota, para o TSE, que os partidos têm usado candidatas laranjas, que não recebem nenhum aporte financeiro na campanha, para cumprir as cotas. Para a professora Flávia Biroli, o que falta não é estímulo para as mulheres, mas respeito com a legislação.

No fim de agosto, o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos lançou uma campanha para incentivar a participação de mulheres na política. E o objetivo é que pelo menos uma vereadora seja eleita em cada um dos mais de 5,5 mil municípios do país agora em 2020.

Edición: Adrielen Alves

Últimas notícias
Economía

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
General

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Deportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo