MPF apresenta nova denúncia contra Wilson Witzel

Governador reafirma sua idoneidade e que patrimônio é fruto de trabalh

Publicado en 15/09/2020 - 11:17 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O Ministério Público Federal apresentou nova denúncia contra o governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, do PSC, por organização criminosa.

A subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo, que assina a peça, afirma na denúncia que o grupo atuou nos mesmos moldes de organizações criminosas que envolveram os últimos dois ex-governadores do estado, com a estruturação e divisão de tarefas em quatro núcleos: econômico, administrativo, financeiro e político. Além de Witzel, também foram denunciados a primeira-dama do estado Helena Witzel, o presidente do PSC, Pastor Everaldo e outras sete pessoas.

A subprocuradora afirma que a compreensão do funcionamento do esquema criminoso foi possível graças às investigações iniciadas com a Operação Favorito, que resultou na prisão do empresário Mário Peixoto e de seus operadores financeiros.

Lindôra Araujo afirma que, na área da saúde, o grupo instituiu uma espécie de ‘caixinha’ para pagamentos de vantagens indevidas aos agentes públicos da organização criminosa, principalmente por meio do direcionamento de contratações de organizações sociais e na cobrança de um ‘pedágio’ sobre a destinação de restos a pagar aos fornecedores”.

E que somente com esse esquema ilícito, o grupo queria arrecadar quase R$ 400 milhões de valores, ao final de quatro anos, com a cobrança de 5% de propina de todos os contratos.

Ainda de acordo com a denúncia, o governador afastado teve participação ativa em todos os fatos narrados, loteando os recursos públicos em prol da organização criminosa, recebendo vantagem ilícita e lavando dinheiro a partir do escritório de advocacia da primeira-dama.

A denúncia afirma também que o grupo teria iniciado as atividades em 2017, com a cooptação de Witzel para concorrer ao governo e que ele teria recebido, ainda quando era juiz federal, quase R$ 1 milhão.

Witzel se manifestou em uma postagem na sua conta no Twitter. No texto ele reafirma sua idoneidade e que seu patrimônio, uma casa no Grajaú, na zona norte do Rio, é fruto do seu trabalho.

Até o fechamento da matéria, a reportagem não conseguiu contato com as defesas dos demais citados na ação.

Edición: Lana Cristina

Últimas notícias
General

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Salud

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
General

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
General

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo