Universo: Experimento sobre digestão no espaço volta à Terra este mês

Nasa selecionou projeto de estudantes do Mato Grosso

Publicado en Viernes, 8 Enero, 2021 - 08:00 Por Dimas Soldi - São Paulo

Água, oxigênio, vida. É o que a curiosidade humana quase sempre busca no espaço. Mas, os estudantes do ensino médio de uma escola de Sorriso, no Mato Grosso, também querem saber como funciona a digestão da lactose em ambientes onde a gravidade é menor do que na Terra, como numa base espacial. Quem explica é o aluno Eduardo Felipe Pagnan Vieira.

“Um dia a gente teve aula de biologia com outra professora e a gente pensou, por que não trabalhar com esse tema. Até chegar nesse que é hoje, intolerância a lactose em microgravidade''

Para isso, os estudantes enviaram ao espaço um tubo separado em três partes. No primeiro tem água; no segundo, lactose, lactobacilos em pó e caldo de carne, para imitar o estômago humano; e no terceiro tem um bactericida.

Um astronauta conduzirá o experimento no espaço. A professora Michele Poleze explica como vai funcionar.

“A água é misturada junto com a lactose e as bactérias e o meio nutritivo, iniciando o experimento. Corta. Depois de 10 dias, o astronauta torna a interagir com nosso experimento. liberando o antibiótico que finaliza o experimento”

O experimento já está na Estação Espacial Internacional. Foi enviado por um foguete no dia 6 de dezembro, de uma base dos Estados Unidos.

De acordo com a aluna Karine Gabriella Ascoli, pode haver uma maior intolerância da lactose no espaço.

“A gente escolheu a lactose pq a gente acha que possa haver influência da baixa gravidade na degradação da lactose. a gente supõe que possa resultar numa intolerância. a gente quer entender se há alguma influência.”

O projeto brasileiro faz parte de um programa dos Estados Unidos, que leva experimentos de estudantes à estação espacial internacional. Tudo é chancelado pela Nasa, a agência espacial norte-americana. E o Brasil é o primeiro país fora da América do Norte a participar, como explica Lucas Fonseca, diretor da missão Garatéa, organização responsável pelo projeto.

Um dos objetivos do projeto é também estimular nos estudantes o interesse pela pesquisa espacial. A aluna Larissa de Oliveira Paes ficou empolgada.
''Pensar que tem algo que eu toquei com minhas mãos dentro de um foguete, lá, com astronautas que estudaram anos pra estar lá e é uma história que a gente vai poder contar pros nossos netos, nossos familiares, e até pras pessoas que acham que não conseguem fazer algo tão extraordinário com pouca idade, é muito incrível mesmo”

O foguete volta à Terra agora em janeiro, quando os alunos poderão analisar os resultados do experimento.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economía

Prazo para prestar conta com o Leão começa nesta segunda-feira

Começa a correr nesta segunda-feira (01) o prazo para a apresentação das contas ao Leão. O contribuinte pode entregar a Declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de abril e precisa ficar atento a algumas mudanças.

Baixar arquivo
Salud

Dia Mundial da Doença Raras marca importância do diagnóstico

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Doença Rara nós temos uma missão, identificar a complexidade dessa luta junto à entidades, órgãos governamentais e pacientes.

Baixar arquivo
General

Chuvas fortes causaram estragos em várias regiões do país em fevereiro

Fevereiro se despede com chuvas fortes que causaram estragos em várias regiões do Brasil. O mapa meteorológico do país durante o mês ficou todo marcado com as cores amarela, laranja e vermelha, em alerta de perigo por causa da quantidade de chuvas.

Baixar arquivo
Salud

Novo decreto do governador do DF visa para diminuir aglomerações

O Distrito Federal entrou em lockdown neste domingo (28), valendo até o dia 15 de março. O novo decreto do governador Ibaneis Rocha, publicado nesse sábado, é para diminuir as aglomerações, já que faltam leitos hospitalares para covid-19.

Baixar arquivo
Economía

Postos de combustíveis vão receber dispositivo de certificação digital

Quem tem carro, moto ou caminhão sabe que as despesas com o combustível estão pesando cada vez mais no bolso.

Baixar arquivo
General

Pará entra no período de alta safra da pupunha e produção do palmito

Em época de alta safra da pupunha no Pará, especialista chama a atenção para mais investimentos neste mercado. 

Os detalhes com João Paulo Seabra Rádio Cultura FM de Belém. 

Baixar arquivo