RJ permanece em alerta de chuvas e ventos fortes nesta terça (5)

Publicado en 04/01/2021 - 16:16 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

O estado do Rio de Janeiro ainda pode ter chuvas intensas e ventos fortes até esta terça-feira (5). A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) vale para cidades do norte e noroeste, Baixada Litorânea, Médio Paraíba, Centro-Sul Fluminense e regiões Serrana e Metropolitana.

Já o boletim do Serviço Geológico do Brasil desta segunda-feira diz que, por causa das chuvas que caíram desde o início do ano, o rio Muriaé, no norte do estado, atingiu a cota de inundação nesta segunda, e a previsão é que ele continue subindo nas próximas horas. O monitoramento indica que a onda de cheia vai impactar o município de Itaperuna, também no norte do estado.

Com base nessas informações, a Defesa Civil do estado segue monitorando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos no território fluminense, e com alertas para as regiões em caso de risco de desastres.

De acordo com o órgão, desde o primeiro dia deste ano, foram realizados 212 atendimentos relacionados às chuvas, entre salvamentos em inundações e deslizamentos e corte de árvores.

A capital fluminense permanece, desde domingo, no estágio de mobilização, o segundo nível em uma escala de cinco, que aponta risco de ocorrências de alto impacto na cidade. A chuva forte que caiu no sábado deixou um rastro de destruição em várias comunidades. O município ficou em estágio de atenção. Sirenes foram acionadas em três comunidades, e a Defesa Civil registrou 43 ocorrências e alguns pontos de alagamentos em vias públicas.

Edición: Ana Pimenta

Últimas notícias
General

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Derechos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Educación

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justicia

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
General

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Governo de São Paulo nega retomada da operação Escudo

As declarações do governador de São Paulo vieram depois que o porta voz da PM confirmou a retomada da operação Escudo no começo desta semana. 

Baixar arquivo