Principal sistema de abastecimento de água de SP entra em alerta

Publicado en Martes, 5 Enero, 2021 - 18:46 Por Eliane Gonçalves - undefined

O principal sistema de abastecimento de água da região metropolitana da capital paulista, o sistema Cantareira, estava operando com 36,8% da capacidade nesta terça-feira (5).

Índices abaixo de 40% são classificados na faixa de alerta pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

O resultado é que a empresa diminui a quantidade de água retirada do manancial - de 33 mil litros por segundo para 27 mil litros por segundo.

Quem mora na Grande São Paulo já começa a sentir o problema. Ana Thalia é de Barueri, vive numa área muito afetada na crise hídrica que atingiu o estado de São Paulo em 2014 e já notou que a água passou a chegar com menos pressão.

Em nota, a Sabesp descartou o risco de desabastecimento na região metropolitana, e explicou que a diminuição da vazão ocorre no período noturno. A medida é usada para reduzir vazamentos em um horário onde o consumo é menor.

A empresa também recomendou a economia de água, e deu dicas como usar vassoura e balde em vez de mangueiras para lavar garagens e calçadas; não dar descarga sem necessidade e não usar água corrente para descongelar alimentos.

Além do Cantareira, outros seis mananciais atendem a região metropolitana: Alto Tietê, Guarapiranga, Cotia, Rio Grande, Rio Claro e São Lourenço. Os sistemas funcionam de forma integrada e nesta terça-feira operavam com 48% da capacidade total.

Edición: Ana Pimenta

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economía

Prazo para prestar conta com o Leão começa nesta segunda-feira

Começa a correr nesta segunda-feira (01) o prazo para a apresentação das contas ao Leão. O contribuinte pode entregar a Declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de abril e precisa ficar atento a algumas mudanças.

Baixar arquivo
Salud

Dia Mundial da Doença Raras marca importância do diagnóstico

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Doença Rara nós temos uma missão, identificar a complexidade dessa luta junto à entidades, órgãos governamentais e pacientes.

Baixar arquivo
General

Chuvas fortes causaram estragos em várias regiões do país em fevereiro

Fevereiro se despede com chuvas fortes que causaram estragos em várias regiões do Brasil. O mapa meteorológico do país durante o mês ficou todo marcado com as cores amarela, laranja e vermelha, em alerta de perigo por causa da quantidade de chuvas.

Baixar arquivo
Salud

Novo decreto do governador do DF visa para diminuir aglomerações

O Distrito Federal entrou em lockdown neste domingo (28), valendo até o dia 15 de março. O novo decreto do governador Ibaneis Rocha, publicado nesse sábado, é para diminuir as aglomerações, já que faltam leitos hospitalares para covid-19.

Baixar arquivo
Economía

Postos de combustíveis vão receber dispositivo de certificação digital

Quem tem carro, moto ou caminhão sabe que as despesas com o combustível estão pesando cada vez mais no bolso.

Baixar arquivo
General

Pará entra no período de alta safra da pupunha e produção do palmito

Em época de alta safra da pupunha no Pará, especialista chama a atenção para mais investimentos neste mercado. 

Os detalhes com João Paulo Seabra Rádio Cultura FM de Belém. 

Baixar arquivo