Consulta pública recebe sugestões sobre descarte do vidro

Publicado en Miércoles, 6 Enero, 2021 - 20:32 Por Gésio Passos - Brasília

A necessidade de buscar melhores formas para a destinação do lixo faz parte da agenda para garantir a sustentabilidade do país no momento de mudanças climáticas acentuadas.
Uma das alternativas é a reciclagem ou reutilização dos resíduos. Para garantir que ao menos parte desses materiais possam ser recuperados, o Ministério do Meio Ambiente abriu uma consulta pública para regulamentar a destinação adequada de embalagens de vidro.
O material pode não se decompor na natureza, e a proposta é a reciclagem e o reaproveitamento dentro da própria cadeia de produção.
No modelo em consulta, o governo prevê que cada parte da cadeia produtiva tenha responsabilidade sobre a destinação desse tipo de material.
Os consumidores devem separar as embalagens de vidro e devolvê-las em pontos de recebimento ou pela coleta seletiva.
O secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França, reforça que é obrigação legal do consumidor devolver as embalagens de vidro.
A triagem do material deve ser feita preferencialmente com a contratação de cooperativas e associações de catadores. Os comerciantes e distribuidores devem receber e armazenar temporariamente os vidros.
Fabricantes e importadores devem transportar e armazenar o vidro recolhido, garantindo a destinação final, atendendo as metas de reciclagem ou de reutilização.
O financiamento desse sistema deve ser feito pelas empresas, juntamente com um plano de comunicação e educação ambiental.
No programa de implementação, as metas para reciclagem do vidro começam em 2021, com 25% do material produzido, e vão até 2025, quando deverão ser reciclados 50% das embalagens de vidro.
Quem estiver interessado em participar das discussões sobre a regulamentação do destino que se deve dar às embalagens de vidro tem até  5 de fevereiro pra mandar sugestões pelo site consultaspublicas.mma.gov.br.

Edición: Ana Pimenta

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economía

Prazo para prestar conta com o Leão começa nesta segunda-feira

Começa a correr nesta segunda-feira (01) o prazo para a apresentação das contas ao Leão. O contribuinte pode entregar a Declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de abril e precisa ficar atento a algumas mudanças.

Baixar arquivo
Salud

Dia Mundial da Doença Raras marca importância do diagnóstico

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Doença Rara nós temos uma missão, identificar a complexidade dessa luta junto à entidades, órgãos governamentais e pacientes.

Baixar arquivo
General

Chuvas fortes causaram estragos em várias regiões do país em fevereiro

Fevereiro se despede com chuvas fortes que causaram estragos em várias regiões do Brasil. O mapa meteorológico do país durante o mês ficou todo marcado com as cores amarela, laranja e vermelha, em alerta de perigo por causa da quantidade de chuvas.

Baixar arquivo
Salud

Novo decreto do governador do DF visa para diminuir aglomerações

O Distrito Federal entrou em lockdown neste domingo (28), valendo até o dia 15 de março. O novo decreto do governador Ibaneis Rocha, publicado nesse sábado, é para diminuir as aglomerações, já que faltam leitos hospitalares para covid-19.

Baixar arquivo
Economía

Postos de combustíveis vão receber dispositivo de certificação digital

Quem tem carro, moto ou caminhão sabe que as despesas com o combustível estão pesando cada vez mais no bolso.

Baixar arquivo
General

Pará entra no período de alta safra da pupunha e produção do palmito

Em época de alta safra da pupunha no Pará, especialista chama a atenção para mais investimentos neste mercado. 

Os detalhes com João Paulo Seabra Rádio Cultura FM de Belém. 

Baixar arquivo