Virtual ou presencial: formato da eleição na Câmara segue indefinida

Voto deve ser secreto; caso seja presencial, aglomeração é provável

Publicado en 06/01/2021 - 21:20 Por Kariane Costa - Brasília

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados ainda não definiu se a eleição para o próximo presidente da Casa, em fevereiro, vai ser presencial ou pela internet.

Desde o início da pandemia da Covid-19, as sessões da Câmara são virtuais, e os deputados usam um aplicativo para votar as matérias.

Mas, para a eleição, conforme o regimento interno, a votação deve ser secreta e pode ter dois turnos. Se for presencial, o risco de aglomeração é grande, porque são 513 deputados.

O deputado Isnaldo Bulhões Junior, do MDB de Alagoas, membro da mesa diretora, disse nesta quarta-feira que a questão ainda está sendo debatida.

A palavra final sobre o formato da votação vai ser do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia, do Democratas.

A eleição sempre foi presencial. Cabines de votação fechadas com cortinas para preservar o sigilo do voto são instaladas no fundo do plenário.

Também foi levantada a possibilidade de serem colocadas urnas no Salão Verde, um espaço que fica próximo ao plenário. Desta forma, seria possível realizar as votações presencialmente com menos aglomeração de pessoas.

Pelo Twitter, um dos candidatos ao cargo, deputado Arthur Lira, do PP, criticou a possibilidade de que a eleição seja virtual. Já Baleia Rossi, do MDB, que lançou candidatura oficialmente nesta quarta-feira, ainda não se pronunciou sobre o tema.

No Senado, a logística é mais tranquila, já que são 81 senadores. No ano passado, apesar da pandemia, houve sessões presenciais, mas com a participação de boa parte dos senadores de forma virtual.

Últimas notícias
General

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
General

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justicia

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
General

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economía

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo