Mangueira celebra o Carnaval no Museu de Arte Moderna do Rio

Publicado en 10/01/2021 - 18:21 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro realiza até março uma programação especial em homenagem ao Carnaval. A folia de momo foi suspensa na cidade do Rio devido à pandemia, mas inspirou atividades do projeto MAM de Verão. 

A programação conta com oficinas, ateliês, cursos, jornada de estudos, visitas mediadas, ciclo de leitura e também o início das atividades da cinemateca ao ar livre.

Em paralelo à exposição "Hélio Oiticica: a dança na minha experiência", o museu está oferecendo uma série de eventos desenvolvidos com o curador convidado Leandro Vieira, carnavalesco da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. Expoentes da tradicional escola carioca vão compartilhar seus saberes em oficinas, debates e performances. 

A rainha de bateria Evelyn Bastos está à frente de uma oficina de samba no pé. Já o mestre de bateria Wesley Assumpção comanda uma oficina de percussão. O casal de mestre-sala e porta-bandeira Squel Jorgea e Matheus Olivério também vai ensinar os segredos da sua arte.

A gerente de Educação e Participação do MAM Rio, Gleice Horta, destaca que a jornada de saberes da Mangueira marca ainda o início das ações integradas para a reativação do Bloco Escola, espaço que promoveu ao longo de décadas cursos nas áreas das artes, cinema e cultura. 

A exposição panorâmica de Hélio Oiticica traz os famosos parangolés, mais de cinquenta anos depois de sua primeira apresentação na mostra coletiva Opinião 65. O conjunto de obras é fruto das experiências do artista com a Estação Primeira da Mangueira. 

De acordo com o MAM, todas as atividades são organizadas conforme os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades para prevenção do novo coronavírus. 

Últimas notícias
Deportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
General

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
General

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Salud

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economía

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo