Evandro Chagas vai fazer sequenciamento genético de nova variante

Quatro pessoas que viajaram do Amazonas para o Japão estão infectadas

Publicado en Lunes, 11 Enero, 2021 - 13:26 Por Nelson Lin - São Paulo

 

Uma nova variante do coronavírus foi encontrada em quatro viajantes que estiveram no Brasil, no estado do Amazonas, e que retornaram ao Japão no dia 2 de janeiro. Esta informação foi repassada ao governo brasileiro, ainda no sábado (9), pelo governo japonês, antes mesmo da divulgação neste domingo (10).

O Ministério da Saúde brasileiro informou que, segundo as autoridades japonesas, a nova variante possui 12 mutações, sendo que uma delas é a mesma encontrada nas variantes identificadas no Reino Unido e na África do Sul, o que implica maior potencial de transmissão do vírus, mas que no momento, não há, nenhuma evidência científica que aponte impacto na efetividade do diagnóstico laboratorial ou das vacinas em estudo atualmente contra a covid-19.

O Ministério da Saúde também informou que o Instituto Evandro Chagas deve receber amostras do coronavírus descoberto no Japão e realizar o sequenciamento genético da nova variante.

De acordo com o professor da Universidade Federal de Minas Gerais Flávio Guimarães da Fonseca, presidente da sociedade Brasileira de Virologia, apesar do coronavírus ser considerado um vírus mais estável, é natural que os vírus de todos os tipos sofram mutações para continuarem na natureza.

Ele ainda alerta que essas mutações podem eventualmente inutilizar as vacinas e os testes diagnósticos que existem atualmente.

Dessa forma, é consenso entre virologistas e imunologistas a importância das pessoas evitarem a contaminação, continuando com o isolamento social e o uso de máscaras para evitarem mais mutações do coronavírus.

 

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economía

Prazo para prestar conta com o Leão começa nesta segunda-feira

Começa a correr nesta segunda-feira (01) o prazo para a apresentação das contas ao Leão. O contribuinte pode entregar a Declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de abril e precisa ficar atento a algumas mudanças.

Baixar arquivo
Salud

Dia Mundial da Doença Raras marca importância do diagnóstico

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Doença Rara nós temos uma missão, identificar a complexidade dessa luta junto à entidades, órgãos governamentais e pacientes.

Baixar arquivo
General

Chuvas fortes causaram estragos em várias regiões do país em fevereiro

Fevereiro se despede com chuvas fortes que causaram estragos em várias regiões do Brasil. O mapa meteorológico do país durante o mês ficou todo marcado com as cores amarela, laranja e vermelha, em alerta de perigo por causa da quantidade de chuvas.

Baixar arquivo
Salud

Novo decreto do governador do DF visa para diminuir aglomerações

O Distrito Federal entrou em lockdown neste domingo (28), valendo até o dia 15 de março. O novo decreto do governador Ibaneis Rocha, publicado nesse sábado, é para diminuir as aglomerações, já que faltam leitos hospitalares para covid-19.

Baixar arquivo
Economía

Postos de combustíveis vão receber dispositivo de certificação digital

Quem tem carro, moto ou caminhão sabe que as despesas com o combustível estão pesando cada vez mais no bolso.

Baixar arquivo
General

Pará entra no período de alta safra da pupunha e produção do palmito

Em época de alta safra da pupunha no Pará, especialista chama a atenção para mais investimentos neste mercado. 

Os detalhes com João Paulo Seabra Rádio Cultura FM de Belém. 

Baixar arquivo