Número de tiroteios na Região Metropolitana do Rio caiu em 2020

Publicado en Lunes, 11 Enero, 2021 - 16:58 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

Levantamento da plataforma Fogo Cruzado divulgado nesta segunda-feira (11) aponta que os tiroteios na Região Metropolitana do Rio de Janeiro diminuíram em 2020.  Foram registrados 4.589 disparos de arma de fogo contra 7.368 em 2019.

Ao longo de todo o ano passado, 1.795 pessoas foram baleadas, sendo que 896 morreram e 899 ficaram feridas. Em comparação com 2019, o número de óbitos nos tiroteio caiu  41%, e o de feridos 34%.

O relatório do Fogo Cruzado revela ainda que, proporcionalmente, apesar dos números terem diminuído em relação a 2019, a violência se fez presente no dia a dia da Região Metropolitana do Rio em 2020. Nem as medidas de isolamento social impostas pela pandemia de covid-19 foram capazes de conter este que já se tornou um problema crônico no estado.

A violência não poupou sequer as crianças:  22 foram baleadas no ano passado, contra 24 em 2019. O número de morte entre as crianças subiu de sete para oito no período. Entre os adolescentes, dos 40 atingidos por disparos de armas de fogo, 18 não resistiram aos ferimentos.

O pesquisador Daniel Hirata, da Universidade Federal Fluminense, lembra que o ano de 2020 foi marcado pela diminuição das operações policiais no estado, o que pode ter contribuído para a queda de mortes em comunidades cariocas. No período, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, determinou a suspensão dessas ações durante a pandemia. 

De acordo com o levantamento da plataforma Fogo Cruzado, o trabalho de ajuda à população carente, feito por voluntários durante a pandemia, não ficou imune à violência armada, e foi interrompidos diversas vezes por confrontos registrados nas comunidades.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economía

Prazo para prestar conta com o Leão começa nesta segunda-feira

Começa a correr nesta segunda-feira (01) o prazo para a apresentação das contas ao Leão. O contribuinte pode entregar a Declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de abril e precisa ficar atento a algumas mudanças.

Baixar arquivo
Salud

Dia Mundial da Doença Raras marca importância do diagnóstico

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Doença Rara nós temos uma missão, identificar a complexidade dessa luta junto à entidades, órgãos governamentais e pacientes.

Baixar arquivo
General

Chuvas fortes causaram estragos em várias regiões do país em fevereiro

Fevereiro se despede com chuvas fortes que causaram estragos em várias regiões do Brasil. O mapa meteorológico do país durante o mês ficou todo marcado com as cores amarela, laranja e vermelha, em alerta de perigo por causa da quantidade de chuvas.

Baixar arquivo
Salud

Novo decreto do governador do DF visa para diminuir aglomerações

O Distrito Federal entrou em lockdown neste domingo (28), valendo até o dia 15 de março. O novo decreto do governador Ibaneis Rocha, publicado nesse sábado, é para diminuir as aglomerações, já que faltam leitos hospitalares para covid-19.

Baixar arquivo
Economía

Postos de combustíveis vão receber dispositivo de certificação digital

Quem tem carro, moto ou caminhão sabe que as despesas com o combustível estão pesando cada vez mais no bolso.

Baixar arquivo
General

Pará entra no período de alta safra da pupunha e produção do palmito

Em época de alta safra da pupunha no Pará, especialista chama a atenção para mais investimentos neste mercado. 

Os detalhes com João Paulo Seabra Rádio Cultura FM de Belém. 

Baixar arquivo