Ilha de Marajó homenageia padroeiro com celebrações mais restritas

Festa do Glorioso São Sebastião acontece sem atividades profanas

Publicado en 12/01/2021 - 13:04 Por Leandro Martins - Brasília

Acontece no Pará uma das festividades mais tradicionais do norte do país: é a Festa do Glorioso São Sebastião, Patrimônio Cultural do Brasil desde 2013.

O padroeiro é celebrado todos os anos, de 10 a 20 de janeiro, no município de Cachoeira do Arari, na Ilha de Marajó.

A abertura acontece sempre dia 10 de janeiro, quando três mastros são levantados. A partir daí, são vários rituais religiosos, como procissões e ladainhas, além de atividades culturais. Entre elas, a luta marajoara, uma espécie de judô ou jiu-jítsu, que não é violenta, mas exige perícia dos pugilistas, porque vence quem conseguir encostar as costas do oponente no chão.

A disputa é na areia, que costuma se transformar em lama, já que chove muito na região nesta época do ano. Tem ainda a corrida de cavalos marajoaras, com provas de velocidade e resistência.

O padre David, da paróquia central de Cachoeira do Arari, comenta sobre a importância da festa para os marajoaras.

Este ano, com a pandemia, a comemoração está diferente. As atividades profanas não estão acontecendo. Mas a celebração está garantida, como conta o professor Franco França, que participa todos os anos.

O ponto alto da festa é no encerramento, em 20 de janeiro, quando os três mastros são arrancados do chão e levados pelo povo em procissão pelas ruas da cidade, ao som de bandas de música e muita agitação, até amanhecer.

A festa do Glorioso São Sebastião é antiga, tem mais de 270 anos. A primeira edição foi em 1747.

 

 

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economía

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Salud

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
General

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo