Alunas da USP criam app para auxiliar na alfabetização de adultos

Programa ainda não está disponível, mas já ganhou prêmio internacional

Publicado en Sábado, 16 Enero, 2021 - 08:00 Por Daniel Ito - Brasília

Um grupo de alunas da USP em São Carlos, no interior de São Paulo, está desenvolvendo um aplicativo para celulares que auxilia na alfabetização de adultos. O programa ainda não está disponível para uso, mas a iniciativa das estudantes do curso de Ciências Matemáticas e de Computação já venceu uma competição acadêmica nos Estados Unidos.

O aplicativo é voltado principalmente para adultos que já conseguem ler algumas palavras e sentenças curtas, mas que são incapazes de compreender livros ou textos mais longos. Pessoas totalmente analfabetas também vão poder se beneficiar do programa, desde que tenham ajuda de amigos ou familiares para vencer os primeiros passos da aprendizagem.

O projeto, batizado de ABC, se baseia no método Paulo Freire de alfabetização. Isso significa que durante o aprendizado, o usuário vai entrar em contato com palavras e frases com as quais ele já está acostumado, que já fazem parte do contexto e da realidade dele — conforme explicou a estudante Luiza Machado, uma das responsáveis pelo projeto ABC.

O aplicativo está sendo produzido para ajudar na alfabetização principalmente por meio de vídeos e dicas. Todos os textos presentes no programa podem ser ouvidos na forma de áudio, para que o usuário compreenda melhor o que está escrito. O projeto ABC, das estudantes da USP São Carlos, conquistou o 1º lugar em uma competição internacional promovida pela Arizona State University, nos Estados Unidos.

Ainda não há data para o lançamento do aplicativo, que vai poder ser usado por qualquer pessoa que baixar o programa no próprio telefone. A estudante Luiza Machado disse ainda, que a equipe pretende buscar parcerias com instituições de ensino.

Apesar de o número de analfabetos vir caindo nas últimas décadas no Brasil, o país ainda possui cerca de onze milhões de pessoas maiores de 15 anos que não sabem ler e escrever. Os números são de 2019, e foram levantados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economía

Prazo para prestar conta com o Leão começa nesta segunda-feira

Começa a correr nesta segunda-feira (01) o prazo para a apresentação das contas ao Leão. O contribuinte pode entregar a Declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de abril e precisa ficar atento a algumas mudanças.

Baixar arquivo
Salud

Dia Mundial da Doença Raras marca importância do diagnóstico

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Doença Rara nós temos uma missão, identificar a complexidade dessa luta junto à entidades, órgãos governamentais e pacientes.

Baixar arquivo
General

Chuvas fortes causaram estragos em várias regiões do país em fevereiro

Fevereiro se despede com chuvas fortes que causaram estragos em várias regiões do Brasil. O mapa meteorológico do país durante o mês ficou todo marcado com as cores amarela, laranja e vermelha, em alerta de perigo por causa da quantidade de chuvas.

Baixar arquivo
Salud

Novo decreto do governador do DF visa para diminuir aglomerações

O Distrito Federal entrou em lockdown neste domingo (28), valendo até o dia 15 de março. O novo decreto do governador Ibaneis Rocha, publicado nesse sábado, é para diminuir as aglomerações, já que faltam leitos hospitalares para covid-19.

Baixar arquivo
Economía

Postos de combustíveis vão receber dispositivo de certificação digital

Quem tem carro, moto ou caminhão sabe que as despesas com o combustível estão pesando cada vez mais no bolso.

Baixar arquivo
General

Pará entra no período de alta safra da pupunha e produção do palmito

Em época de alta safra da pupunha no Pará, especialista chama a atenção para mais investimentos neste mercado. 

Os detalhes com João Paulo Seabra Rádio Cultura FM de Belém. 

Baixar arquivo