MMA inclui novos municípios em lista de monitoramento de desmatamento

O documento garante as localidades ações de prevenção e controle

Publicado en 13/01/2021 - 14:51 Por Nelson Lin - São Paulo

O Ministério do Meio Ambiente incluiu novas localidades na lista de municípios prioritários para ações de prevenção, monitoramento e controle do desmatamento no Bioma Amazônia.

De acordo com a portaria publicada nesta quarta-feira (13) no Diário Oficial da União foram incluídos os municípios de Feijó e Sena Madureira, no estado do Acre, de Humaitá, no estado do Amazonas, os municípios de Jacareacanga, Medicilândia, Rurópolis e Trairão, no estado do Pará, e Rorainópolis, no estado de Roraima.

No texto, há também o retorno da cidade de Peixoto e Azevedo da lista de monitoramento e controle do desmatamento para a lista de ação prioritária para a prevenção do desmatamento. E Rondon do Pará, passa a integrar a lista de municípios com desmatamento monitorado.

Essas duas listas, criadas por decreto em 2007, estabelecem que cidades da Amazonia Legal que tenham aumento da taxa de desmatamento em 3 dos últimos 5 anos entrem na lista de municípios para ações de prevenção, monitoramento e controle do desmatamento. As cidades que estão nesta lista sofrem sanções como restrição de crédito rural a produtores, por exemplo.

Para serem incluídos na outra lista, a de cidades com desmatamento e controle monitorado, os municípios precisam manter a taxa de desmatamento anual abaixo do limite estabelecido em portaria do Ministério do Meio Ambiente, e os municípios dessa lista deixam de sofrer sanções.

Essas listas são atualizadas periodicamente de acordo com fiscalização por meio de satélites do Inpe e de ações do Incra e do Ibama.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economía

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Salud

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
General

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo