Rio tem 28 das 33 regiões administrativas com alto risco para covid-19

Quadro piorou em uma semana, quando havia 18 regiões com maior risco

Publicado en 15/01/2021 - 15:06 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro tem 28 das 33 regiões administrativas com alto risco para a covid-19. O mapa atualizado foi divulgado nesta sexta feira (15) pela Secretaria Municipal de Saúde e apresenta uma piora no cenário de uma semana atrás, quando apenas 18 regiões estavam nessa classificação. Apenas cinco regiões apresentam risco moderado de infecção pelo novo coronavírus, Complexo do Alemão, Jacarezinho, Maré, Rocinha e Realengo.

Essa foi a segunda edição do boletim desde que a nova gestão do município mudou a metodologia de avaliação da pandemia. Com as novas regras publicadas pela prefeitura, o tratamento das diversas atividades no Rio será de acordo com o mapa de risco. Dessa forma, nos locais sob alto risco de Covid, a maioria dos estabelecimentos essenciais, como padarias, supermercados, farmácias e lotéricas, poderá funcionar com dois terços de capacidade e ampliação do horário de atendimento.

Em quase toda a cidade, de acordo com as medidas apontadas nessa resolução, as boates e danceterias poderão permanecer abertas, com 1/4 da capacidade e regras de distanciamento, sem pista de dança nem música ao vivo. Este tipo de show também só poderá acontecer em bares e restaurantes localizados nas cinco regiões de risco moderado. Os shoppings e centros comerciais podem operar com 2/3 da capacidade e ampliação do horário para evitar aglomeração.

A Secretaria de Saúde também divulgou dados sobre a incidência da pandemia na capital. A maior parte dos pacientes contaminados, que não precisaram ser hospitalizados, está na faixa etária entre 30 e 49 anos. No entanto, aqueles que mais precisaram de atendimento hospitalar tinham idade a partir de 65 anos.

Durante a divulgação do mapa, o Secretário de Saúde, Daniel Soranz, detalhou que o aplicativo disponibilizado nesta semana para que a população faça a autonotificação é uma ferramenta importante de controle epidemiológico e pediu a população que a utilize

O aplicativo Rio Covid-19 está disponível para Android e IOS. Também é possível usar a central 1746 da prefeitura para a autonotificação pelo telefone.

Em relação a novos leitos, a Secretaria Municipal de Saúde disse que há a previsão de abertura de mais 50 na semana que vem com a contratação de mais profissionais de saúde, e destacou que o município ainda tem 2000 vagas fechadas por falta de recursos humanos nas três esferas governamentais..

Nesta semana, a Secretaria Estadual de Saúde informou que passará a vigorar uma regulação única no estado para os leitos de covid. Todas as vagas disponíveis nos municípios fluminenses serão regulados pela mesma central, o que, segundo a secretaria, vai agilizar as internações.

 

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economía

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Salud

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
General

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo