Rio tem 28 das 33 regiões administrativas com alto risco para covid-19

Quadro piorou em uma semana, quando havia 18 regiões com maior risco

Publicado en Viernes, 15 Enero, 2021 - 15:06 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro tem 28 das 33 regiões administrativas com alto risco para a covid-19. O mapa atualizado foi divulgado nesta sexta feira (15) pela Secretaria Municipal de Saúde e apresenta uma piora no cenário de uma semana atrás, quando apenas 18 regiões estavam nessa classificação. Apenas cinco regiões apresentam risco moderado de infecção pelo novo coronavírus, Complexo do Alemão, Jacarezinho, Maré, Rocinha e Realengo.

Essa foi a segunda edição do boletim desde que a nova gestão do município mudou a metodologia de avaliação da pandemia. Com as novas regras publicadas pela prefeitura, o tratamento das diversas atividades no Rio será de acordo com o mapa de risco. Dessa forma, nos locais sob alto risco de Covid, a maioria dos estabelecimentos essenciais, como padarias, supermercados, farmácias e lotéricas, poderá funcionar com dois terços de capacidade e ampliação do horário de atendimento.

Em quase toda a cidade, de acordo com as medidas apontadas nessa resolução, as boates e danceterias poderão permanecer abertas, com 1/4 da capacidade e regras de distanciamento, sem pista de dança nem música ao vivo. Este tipo de show também só poderá acontecer em bares e restaurantes localizados nas cinco regiões de risco moderado. Os shoppings e centros comerciais podem operar com 2/3 da capacidade e ampliação do horário para evitar aglomeração.

A Secretaria de Saúde também divulgou dados sobre a incidência da pandemia na capital. A maior parte dos pacientes contaminados, que não precisaram ser hospitalizados, está na faixa etária entre 30 e 49 anos. No entanto, aqueles que mais precisaram de atendimento hospitalar tinham idade a partir de 65 anos.

Durante a divulgação do mapa, o Secretário de Saúde, Daniel Soranz, detalhou que o aplicativo disponibilizado nesta semana para que a população faça a autonotificação é uma ferramenta importante de controle epidemiológico e pediu a população que a utilize

O aplicativo Rio Covid-19 está disponível para Android e IOS. Também é possível usar a central 1746 da prefeitura para a autonotificação pelo telefone.

Em relação a novos leitos, a Secretaria Municipal de Saúde disse que há a previsão de abertura de mais 50 na semana que vem com a contratação de mais profissionais de saúde, e destacou que o município ainda tem 2000 vagas fechadas por falta de recursos humanos nas três esferas governamentais..

Nesta semana, a Secretaria Estadual de Saúde informou que passará a vigorar uma regulação única no estado para os leitos de covid. Todas as vagas disponíveis nos municípios fluminenses serão regulados pela mesma central, o que, segundo a secretaria, vai agilizar as internações.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economía

Prazo para prestar conta com o Leão começa nesta segunda-feira

Começa a correr nesta segunda-feira (01) o prazo para a apresentação das contas ao Leão. O contribuinte pode entregar a Declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de abril e precisa ficar atento a algumas mudanças.

Baixar arquivo
Salud

Dia Mundial da Doença Raras marca importância do diagnóstico

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Doença Rara nós temos uma missão, identificar a complexidade dessa luta junto à entidades, órgãos governamentais e pacientes.

Baixar arquivo
General

Chuvas fortes causaram estragos em várias regiões do país em fevereiro

Fevereiro se despede com chuvas fortes que causaram estragos em várias regiões do Brasil. O mapa meteorológico do país durante o mês ficou todo marcado com as cores amarela, laranja e vermelha, em alerta de perigo por causa da quantidade de chuvas.

Baixar arquivo
Salud

Novo decreto do governador do DF visa para diminuir aglomerações

O Distrito Federal entrou em lockdown neste domingo (28), valendo até o dia 15 de março. O novo decreto do governador Ibaneis Rocha, publicado nesse sábado, é para diminuir as aglomerações, já que faltam leitos hospitalares para covid-19.

Baixar arquivo
Economía

Postos de combustíveis vão receber dispositivo de certificação digital

Quem tem carro, moto ou caminhão sabe que as despesas com o combustível estão pesando cada vez mais no bolso.

Baixar arquivo
General

Pará entra no período de alta safra da pupunha e produção do palmito

Em época de alta safra da pupunha no Pará, especialista chama a atenção para mais investimentos neste mercado. 

Os detalhes com João Paulo Seabra Rádio Cultura FM de Belém. 

Baixar arquivo