Brasileiros estão proibidos de entrarem no Reino Unido

Viajantes que passarem pelo Brasil também estão impedidos desde hoje

Publicado en Viernes, 15 Enero, 2021 - 15:12 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Viajantes brasileiros ou que passaram pelo Brasil estão proibidos de entrar no Reino Unido. A decisão foi anunciada na quinta-feira (14) e entrou em vigor nesta sexta-feira (15) a partir das 4h da manhã no Reino Unido, 1h da manhã no Brasil.

A restrição foi imposta em função da nova variante do coronavírus que foi confirmada em Manaus.

Na prática, os voos entre Brasil e os países do Reino Unido já estavam cancelados desde o dia 25 de dezembro por determinação do governo brasileiro em função das outras 2 variantes do coronavírus que tinham sido identificadas no Reino Unido.

Mas a restrição britânica ampliou a abrangência e proibiu não apenas os voos que passarem pelos aeroportos brasileiros, mas os de todos os países da América do Sul e também Cabo Verde e Portugal.

A decisão complicou ainda mais a situação dos brasileiros que estão na Inglaterra tentando voltar para o Brasil desde o final do ano passado. A principal alternativa que vinha sendo oferecida pelo consulado brasileiro em Londres era justamente os vôos que faziam conexão com Portugal. Só que agora esses voos também estão sendo cancelados.

Foi o que aconteceu com o pai e a mãe de Daniel Moda Junior, que mora há 5 anos na Inglaterra. O casal de idosos, que vive no interior de São Paulo, foi visitar o filho, os netos e conhecer o bisneto que já tem 3 anos, só que agora, eles não conseguem voltar pra casa.

Os dois tem mais de 75 anos, com doenças crônicas e depois de tentarem outras alternativas, todas canceladas, compraram um voo por Portugal e esse voo também foi cancelado.

Histórias como essas se repetem e alguns brasileiros para tentar se ajudar e compartilhar as informações montaram um grupo de whatsapp. E é na base da solidariedade que a esteticista Angélica Marinho e os 2 filhos, de 11 e 2 anos, estão conseguindo sobreviver desde que o voo dela para Fortaleza foi cancelado no dia 25 dezembro. Cestas básicas e uma casa compartilhada com outras 10 pessoas foram a solução encontrada para quem já comprou 6 passagens de volta e teve todas canceladas.

Segundo o Conselho de Cidadania de Brasileiros no Reino Unido, cerca de 3 mil brasileiros estão tentando voltar para o Brasil e não conseguem.

De acordo com a ANAC, a Agência Nacional de Aviação Civil, antes das restrições, o Brasil registrava uma média de dois voos por dia para o Reino Unido.

Mas, as restrições que os brasileiros estão enfrentando não se limitam ao Reino Unido. A circulação também está mais restrita nos nossos vizinhos. Uruguai e Argentina estão com as fronteiras fechadas para os estrangeiros, incluindo os brasileiros, até do dia 31 de janeiro, inclusive as fronteiras terrestres.

E desde o dia 4 de janeiro, o governo do Peru determinou quarentena para todos as pessoas que chegarem de voos internacionais. Brasileiros que estão em Angola também relatam dificuldades para voltar ao Brasil em função dos cancelamentos dos voos.

Nós pedimos ao Ministério das Relações Exteriores a lista dos países que passaram a restringir a circulação de brasileiros ou de viajantes que passaram pelo Brasil em função do agravamento da pandemia no país, mas até o fechamento não houve retorno.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economía

Prazo para prestar conta com o Leão começa nesta segunda-feira

Começa a correr nesta segunda-feira (01) o prazo para a apresentação das contas ao Leão. O contribuinte pode entregar a Declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de abril e precisa ficar atento a algumas mudanças.

Baixar arquivo
Salud

Dia Mundial da Doença Raras marca importância do diagnóstico

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Doença Rara nós temos uma missão, identificar a complexidade dessa luta junto à entidades, órgãos governamentais e pacientes.

Baixar arquivo
General

Chuvas fortes causaram estragos em várias regiões do país em fevereiro

Fevereiro se despede com chuvas fortes que causaram estragos em várias regiões do Brasil. O mapa meteorológico do país durante o mês ficou todo marcado com as cores amarela, laranja e vermelha, em alerta de perigo por causa da quantidade de chuvas.

Baixar arquivo
Salud

Novo decreto do governador do DF visa para diminuir aglomerações

O Distrito Federal entrou em lockdown neste domingo (28), valendo até o dia 15 de março. O novo decreto do governador Ibaneis Rocha, publicado nesse sábado, é para diminuir as aglomerações, já que faltam leitos hospitalares para covid-19.

Baixar arquivo
Economía

Postos de combustíveis vão receber dispositivo de certificação digital

Quem tem carro, moto ou caminhão sabe que as despesas com o combustível estão pesando cada vez mais no bolso.

Baixar arquivo
General

Pará entra no período de alta safra da pupunha e produção do palmito

Em época de alta safra da pupunha no Pará, especialista chama a atenção para mais investimentos neste mercado. 

Os detalhes com João Paulo Seabra Rádio Cultura FM de Belém. 

Baixar arquivo