Brasileiros estão proibidos de entrarem no Reino Unido

Viajantes que passarem pelo Brasil também estão impedidos desde hoje

Publicado en 15/01/2021 - 15:12 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Viajantes brasileiros ou que passaram pelo Brasil estão proibidos de entrar no Reino Unido. A decisão foi anunciada na quinta-feira (14) e entrou em vigor nesta sexta-feira (15) a partir das 4h da manhã no Reino Unido, 1h da manhã no Brasil.

A restrição foi imposta em função da nova variante do coronavírus que foi confirmada em Manaus.

Na prática, os voos entre Brasil e os países do Reino Unido já estavam cancelados desde o dia 25 de dezembro por determinação do governo brasileiro em função das outras 2 variantes do coronavírus que tinham sido identificadas no Reino Unido.

Mas a restrição britânica ampliou a abrangência e proibiu não apenas os voos que passarem pelos aeroportos brasileiros, mas os de todos os países da América do Sul e também Cabo Verde e Portugal.

A decisão complicou ainda mais a situação dos brasileiros que estão na Inglaterra tentando voltar para o Brasil desde o final do ano passado. A principal alternativa que vinha sendo oferecida pelo consulado brasileiro em Londres era justamente os vôos que faziam conexão com Portugal. Só que agora esses voos também estão sendo cancelados.

Foi o que aconteceu com o pai e a mãe de Daniel Moda Junior, que mora há 5 anos na Inglaterra. O casal de idosos, que vive no interior de São Paulo, foi visitar o filho, os netos e conhecer o bisneto que já tem 3 anos, só que agora, eles não conseguem voltar pra casa.

Os dois tem mais de 75 anos, com doenças crônicas e depois de tentarem outras alternativas, todas canceladas, compraram um voo por Portugal e esse voo também foi cancelado.

Histórias como essas se repetem e alguns brasileiros para tentar se ajudar e compartilhar as informações montaram um grupo de whatsapp. E é na base da solidariedade que a esteticista Angélica Marinho e os 2 filhos, de 11 e 2 anos, estão conseguindo sobreviver desde que o voo dela para Fortaleza foi cancelado no dia 25 dezembro. Cestas básicas e uma casa compartilhada com outras 10 pessoas foram a solução encontrada para quem já comprou 6 passagens de volta e teve todas canceladas.

Segundo o Conselho de Cidadania de Brasileiros no Reino Unido, cerca de 3 mil brasileiros estão tentando voltar para o Brasil e não conseguem.

De acordo com a ANAC, a Agência Nacional de Aviação Civil, antes das restrições, o Brasil registrava uma média de dois voos por dia para o Reino Unido.

Mas, as restrições que os brasileiros estão enfrentando não se limitam ao Reino Unido. A circulação também está mais restrita nos nossos vizinhos. Uruguai e Argentina estão com as fronteiras fechadas para os estrangeiros, incluindo os brasileiros, até do dia 31 de janeiro, inclusive as fronteiras terrestres.

E desde o dia 4 de janeiro, o governo do Peru determinou quarentena para todos as pessoas que chegarem de voos internacionais. Brasileiros que estão em Angola também relatam dificuldades para voltar ao Brasil em função dos cancelamentos dos voos.

Nós pedimos ao Ministério das Relações Exteriores a lista dos países que passaram a restringir a circulação de brasileiros ou de viajantes que passaram pelo Brasil em função do agravamento da pandemia no país, mas até o fechamento não houve retorno.

Últimas notícias
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
General

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Deportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Salud

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo