RJ teve 3 registros de possível intolerância religiosa por dia em 2020

Levantamento do ISP é baseado em casos que chegaram às delegacias

Publicado en 20/01/2021 - 18:55 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Três casos que podem estar relacionados a intolerância religiosa foram registrados por dia nas delegacias do Rio de Janeiro no ano passado. No total foram 1.355 registros, a maior parte de injúria por preconceito, quando uma pessoa é discriminada em razão da sua raça, cor, etnia ou religião.

Mas o Instituto de Segurança Pública (ISP), responsável pelo levantamento, também contabilizou 23 casos já registrados como ultraje a culto religioso, quando há a ridicularização pública, o impedimento ou a perturbação de alguma cerimônia religiosa.

Os dados foram divulgados às vésperas do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado nesta quinta-feira (21).

O ISP destaca que este tipo de agressão é comumente subnotificado, ou seja, nem sempre é denunciado às autoridades. O babalaô Ivanir dos Santos, representante da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, também ressalta essa subnotificação, especialmente com relação aos religiosos que são ameaçados por grupos criminosos.

Mas o babalaô saúda a elaboração do levantamento inédito, já que ele oferece mais um subsídio para a intervenção das autoridades.

Todos os anos a Comissão de Combate à Intolerância Religiosa realiza uma caminhada para incentivar a convivência pacífica entre as diversas religiões, mas por causa da pandemia de Covid-19, a programação nesta quinta-feira será virtual.

Ao longo do dia serão realizadas as mesas redondas do quarto Seminário sobre Liberdade Religiosa, Democracia e Direitos Humanos, pelas redes sociais do Centro Cultural da Justiça Federal e do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas.

Já a celebração inter-religiosa do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa será exibida pelo Facebook da Comissão. A data também será marcada pelo lançamento da frente parlamentar que vai tratar do tema na Câmara de Vereadores da Capital.

Últimas notícias
General

INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade

Se a segurada precisar do auxílio de terceiros, a recomendação do INSS é para que busque um advogado devidamente registrado na OAB, para ter certeza que está contratando um profissional habilitado ou na Defensoria Pública.

Baixar arquivo
Deportes

Chama olímpica é acesa na Grécia e chegará à França em 8 de maio

O boletim esportivo desta terça-feira, 16, destaca a a largada para os Jogos Olímpicos de Paris. A cerimônia da chama olímpica, como manda a tradição para a abertura dos Jogos Olímpicos, foi na cidade de Olímpia, com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional, T

Baixar arquivo
Justicia

Plenário do CNJ julga hoje condutas de Sérgio Moro e Gabriela Hardt 

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça julga, nesta terça-feira, as condutas na Operação Lava-Jato do ex-juiz federal e senador Sérgio Moro; e da juíza federal Gabriela Hardt. 

Baixar arquivo
Derechos Humanos

PF prende homem que compartilhava cenas de abuso sexual infantil

A ação faz parte de operação da Polícia Federal para combater pornografia infantil. O suspeito foi detido no momento em que saia do trabalho, em um Centro de Eventos de um shopping na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
General

TSE retoma julgamento que pode cassar mandato do senador Jorge Seif

No último dia 4 de abril, o julgamento foi suspenso pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, sob o argumento de que o relator, o ministro Floriano de Azevedo, não teria tempo de apresentar o seu voto.  

Baixar arquivo
Educación

Escolas de maioria branca têm melhor infraestrutura, aponta pesquisa

A análise foi feita pelo Observatório da Branquitude, que ressalta a vantagem de alunos brancos e a persistência da desigualdade racial no país. Um exemplo é a rede de esgoto, presente em 72% das escolas com predominância de brancos e em apenas 43% das escolas com maioria de alunos negros.  

Baixar arquivo