Brasileiros acreditam que inflação este ano será de 5,2%, aponta FGV

Avaliação é resultado da alta dos preços de alimentos e bebidas

Publicado en 25/01/2021 - 11:41 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Os brasileiros acreditam que a inflação acumulada neste ano no país vai ser de 5,2%. A taxa é a mesma observada na pesquisa de dezembro de 2020, mas superior aos 5% do levantamento de janeiro do ano passado. O indicador que mede a expectativa de inflação dos consumidores referente a janeiro foi divulgado nesta segunda-feira (25) pela Fundação Getúlio Vargas.

Na avaliação da economista da FGV, Viviane Seda Bittencourt, apesar da expectativa mediana de inflação dos consumidores para os próximos 12 meses ter se mantido estável em janeiro, o índice  carrega o viés de alta dos últimos meses com projeções acima da meta de inflação para este ano de 2021, estabelecida pelo Banco Central, de 3,75%.

Na opinião de  Viviane Bittencourt, os consumidores sentiram a aceleração dos preços de alimentos e bebidas e a mudança da bandeira tarifária nos últimos meses. E, explicou que diante dessas situações, os consumidores projetam uma manutenção desse cenário para 2021, considerando que é esperada uma recuperação ainda que lenta no primeiro semestre do ano.

 

Últimas notícias
General

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economía

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colombia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
General

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo